Realizou-se entre os dias 15 e 17 de maio de 2024, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e online, o “Seminário Internacional – Cooperar no âmbito da Educação em Ciência(s) e Formação de Professores”.

Adoptando um formato blended, que combinou sessões presenciais e a distância com o intuito de permitir uma participação mais ampla e inclusiva, contou com mais de 100 participantes de 7 países – Angola, Moçambique, Cabo verde, São Tomé e Príncipe, Reino Unido, Itália e Portugal.

Ao longo de três dias, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar os seus trabalhos, experiências e perspetivas, abordando tópicos relevantes e desafiadores em torno da importância de uma educação científica para todos ao longo da vida; dos desafios e oportunidades da educação em Ciências e Formação de Professores; e da cooperação local à cooperação internacional no âmbito da formação de professores de ciências.

O programa incluiu 28 apresentações orais de investigação e relatos de prática distribuídas por quatro sessões paralelas; a oficina online “‘Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR)’ – temática drogas” dinamizada por Márcia Camilo Figueiredo e Alessandra Dutra; um momento de networking; e cinco sessões plenárias seguidas de painéis de debate usando o keynote como mote:

  • “Stories of success: advancing people’s (and pupils’) STEM literacy” por Mike Watts, debatida por Mariana R. P. Alves (CIDTFF), Susana Pinto (CIDTFF), Valentina Piacentini (CIDTFF) e Fredson Delgado
  • “Ciência, Educação em Ciência e Didática das Ciências – que articulação?” por Isabel P. Martins (CIDTFF), debatida por Rute Coimbra, José Luís Araújo (CIDTFF), Dorinda Rebelo e Cristina Figueiredo
  • “Formação de professores para as Ciências na cultura digital: ludicidade e metacognição” por Fernando Pimentel, debatida por Vanda Santos (CIDTFF), Daniela Ramos e Armindo Monjane
  • “O que precisamos de aprender para capacitar professores de ciências? Reflexões a partir de um estudo de caso focado na cooperação internacional” por Betina Lopes (CIDTFF), debatida por Ângelo Ferreira (CIDTFF), Armindo Monjane e Alcina Mendes (CIDTFF)
  • “Formação de futuros professores de biologia em Angola e Portugal: recomendações sustentadas numa investigação” por Diana Soares (CIDTFF), debatida por Margarida M. Marques (CIDTFF), Pedro Callapez e Vitor Cahala.

A abertura, sessões plenárias e de debate, e a sessão de encerramento foram transmitidas em direto, e estão disponíveis no canal de YouTube da Universidade de Aveiro:

ver mais | registo fotográfico

– – –

Evento científico realizado por Diana Soares, doutoranda do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e investigadora CIDTFF, desenvolvido no âmbito do Projeto de Investigação intitulado “Formação de futuros professores de Biologia numa perspetiva glocal: recomendações sustentadas na Investigação”, orientado por Betina Lopes (CIDTFF-DEP/UA) e coorientado pelo Mike Watts (Brunel University London – Reino Unido) e Isabel Abrantes (CFE, Universidade de Coimbra – Portugal).