15 – 17 maio, 2024 | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro & Online

Nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2024 o Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro irá acolher o “Seminário Internacional – Cooperar no âmbito da Educação em Ciência(s) e Formação de Professores”.  O evento tem um formato blended, combinando sessões presenciais e a distância, permitindo uma participação mais ampla e inclusiva.

As dinâmicas societais são moldadas cada vez mais pelo desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, a falta de acesso a uma educação de qualidade, nomeadamente no domínio da(s) Ciência(s), tem-se tornado, cada vez mais, um fator de exclusão. O desafio é grande. Urge debatê-lo, em conjunto, envolvendo investigadores, professores e demais profissionais da área da educação.

Pretende-se através do seminário nutrir a cooperação nas suas mais variadas vertentes, designadamente entre pares e entre instituições, sejam de âmbito local, regional e/ou (inter)nacional, nomeadamente através da discussão de práticas e projetos investigativos focados na promoção de uma educação científica educação em ciência(s) de qualidade ao longo da vida para todos.

Ao longo de três dias os participantes terão a oportunidade de compartilhar os seus trabalhos, experiências e perspetivas, abordando tópicos relevantes e desafiadores em torno dos seguintes temáticas:

• Relevância de uma Educação científica para todos ao longo da vida: porquê, para que e como?
  • Educação em Ciências e Formação de Professores: que desafios e que oportunidades?
  • Da cooperação local à cooperação internacional no âmbito da formação de professores de ciências – que percursos trilhados e por trilhar?

O programa inclui cinco palestras principais e cinco mesas redondas. Prevendo-se ainda a apresentação de comunicações orais, nomeadamente de investigações e relatos de práticas. O programa completo, assim como prazos, modelos de submissão e demais informação pode ser consultada em: https://formarprofciencias.web.ua.pt/

A Inscrição no seminário é gratuita mas obrigatória e deve ser feita até 2 de maio de 2024 para dianarsoares@ua.pt e blopes@ua.pt.

– – – –

Evento científico realizado por Diana Soares, doutoranda do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e investigadora CIDTFF, desenvolvido no âmbito do Projeto de Investigação intitulado “Formação de futuros professores de Biologia numa perspetiva glocal: recomendações sustentadas na Investigação”, orientado por Betina Lopes (CIDTFF-DEP/UA) e coorientado pelo Mike Watts (Brunel University London – Reino Unido) e Isabel Abrantes (CFE, Universidade de Coimbra – Portugal).