Hugo Oliveira & Jorge Bonito (CIDTFF) | | Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, pp. 732-747

Resumo

O trabalho prático, no ensino das ciências, tem vindo a ser considerado como uma metodologia essencial da prática quotidiana dos professores de ciências, particularmente a partir da década de 1960. Para este paradigma contribui o facto das inúmeras vantagens que lhe são imputadas. No entanto, para se conhecer com maior propriedade a relevância do trabalho prático no ensino das ciências, interessa descortinar a visão que os professores têm sobre as dinâmicas desta metodologia. Deste modo, com o objetivo de se reconhecer o atual estado da arte sobre a concetualização do trabalho prático, percecionada e assumida por investigadores e professores de ciências na sua prática letiva, foi elaborada uma revisão sistemática da literatura em quatro bases de dados e um agregador. Apuraram-se 53 publicações científicas internacionais. Consideraram-se como critérios de inclusão, para a constituição do corpus, documentos completos e disponíveis em open access, estudos revistos por pares, estudos desenvolvidos em/sobre o ensino das ciências em estabelecimentos de ensino pré-universitário e publicações escritas em inglês. Os critérios de exclusão foram delineados no sentido de removerem publicações resultantes de revisões sistemáticas de literatura, relatórios de finais de licenciatura, dissertações de mestrado e também publicações anteriores a 2011. A análise do corpus permitiu distribuir os elementos entendidos como estruturantes no conceito de trabalho prático por oito categorias, sendo a mais representativa a que integra a conceção de “hands-on skills”, que assume uma interação direta com equipamentos ou materiais, individualmente ou em pequenos grupos, contemplando observação e/ou manipulação.

ver mais

– – – – –

Referência:
Oliveira, H., & Bonito (2023). A concetualização do trabalho prático no ensino das ciências: Dados de uma revisão sistemática da literatura. In M. Peralbo, A. Risso, A. Barca, B. Duarte, L. Almeida, J. C. Brenlla, & A. C. Santos (Eds.), Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía (pp. 732-747). Universidad da Coruña. https://doi.org/10.17979/spudc.000026.