O projeto Erasmus+ OpenUS4ALL tem a sua reunião de arranque no dia 8 de fevereiro, em Elche, Alicante, Espanha.

Coordenado pela Universidad Miguel Hernandez de Elche (Espanha), conta com a participação do CIDTFF (Teresa Neto, Lúcia Pombo, Cecília Guerra, Vanda Santos, Margarida Marques e Joaquim Pinto) e da Fábrica Centro Ciência Viva (Pedro Pombo, Carolina Magalhães, Isabel Correia, Carmen Marques e José Manuel Lopes), para além de Instituições do Ensino Superior, Ensino Secundário da Grécia e da Turquia, e do Museu Didáctico e Interactivo de Ciencias (MUDIC) Jesús Carnicer de la Vega Baja del Segura de la Comunitat Valenciana.

O OpenUS4ALL (2023-1-ES01-KA220-SCH-000166940) tem a duração de 36 meses e financiamento global de 400,000.00. Tem como objetivo fornecer aos professores do ensino secundário de Espanha, Portugal, Grécia e Turquia um quadro que lhes permita realizar projetos STEAM enriquecedores e flexíveis no âmbito do currículo e, além disso, reduzir as barreiras e proporcionar oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, implementando o Desenho Universal para a Aprendizagem (e a filosofia de Escola Aberta), sem perder de vista a importância e o papel das competências digitais.

A Universidade de Aveiro tem responsabilidade no workpackage 2, no desenvolvimento de métodos e ferramentas de apoio digital, e no workpackage 3, na conceção e criação das atividades do programa de formação para professores.