O Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF) foi apresentado pela Border Focal Point Network, num artigo de 24 de abril de 2024, como bom exemplo de incentivo e implementação de cooperação transfronteiriça.
A Border Focal Point Network é uma rede profissional europeia online que parte das 10 medidas propostas adotadas pela Comissão “Boosting Growth and Cohesion in EU Border Regions“ e que visa destacar as formas como a Europa pode reduzir a complexidade, a duração e os custos da interação transfronteiriça e promover a partilha de serviços ao longo das fronteiras internas da UE.
Neste artigo, o PEBIF é apresentado com enfoque nos seus objetivos, por quem, como e onde tem sido tem sido implementado, e os resultados do seus desenvolvimentos.
O objetivo do PEBIF é promover a cooperação entre Espanha e Portugal no desenvolvimento educativo, social e económico dos seus territórios fronteiriços. Visa proporcionar uma educação de qualidade às crianças e jovens que vivem nestas regiões fronteiriças, abrangendo conhecimentos, competências e valores associados ao bilinguismo e à interculturalidade.
Com início facilitado por uma declaração entre os dois países durante a XXX Cimeira entre Espanha e Portugal em 2018, que expressou o seu compromisso de apoiar experiências educativas em zonas fronteiriças, a rede de Escolas de Fronteira abrangida pelo projeto tem vindo a crescer e é atualmente constituída por 56 escolas de ambos os lados da fronteira, nas quais participam mais de 100 professores e cerca de 1500 alunos.
Este projeto foi também apresentado por Ana Paula Laborinho (OEI) no 18th Beyond Borders Breakfast Debate, organizado pela Border Focal Point Network no dia 23 de maio de 2024, dedicado ao tema “Insights into cross-border primary and secondary education”. A investigadora do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá é coordenadora científica do projeto, no qual participam ainda, como formadoras, Rosa Faneca e Ana Raquel Simões.