28 maio – 30 junho, 2024 | Sala Estúdio do Centro de Artes de Águeda

A mostra “50 objetos de conhecimento”, inaugurada a 15 de dezembro de 2023 na zona central do campus de Santiago da Universidade de Aveiro (UA) na sua versão gráfica, será relocalizada em breve, em versão museográfica, para a Sala Estúdio do Centro de Artes de Águeda.

Através de investigadores e professores da UA, foram recolhidos 50 testemunhos da inovação e impacto na sociedade, traduzidos em objetos-metáfora que materializam o conhecimento produzido na UA, as parcerias e redes estabelecidas, e o impacto do seu trabalho na sociedade ao longo de 50 anos de existência.

Esta exposição, que esteve patente no Salão Nobre do Teatro Aveirense entre janeiro e abril de 2024, será inaugurada na Sala Estúdio do Centro de Artes de Águeda a 28 de maio, onde ficará disponível ao público até 30 de junho de 2024.

Desta exposição, em cuja produção e montagem está envolvido o investigador do CIDTFF Ângelo Ferreira, como coordenador da área de museu e arquivo da UA, fazem parte 2 objetos representativos do Ensino Secundário Geral em Timor (destacamos o projeto Formar mais, cuja equipa integrou os investigadores do CIDTFF Isabel P. Martins e Ângelo Ferreira) e do CIFOP (Centro Integrado de Formação de Professores, atual Departamento de Educação e Psicologia), iniciativa inédita e pioneira no país na formação de professores.

Entre estes objetos, também se encontra o logotipo do projeto HiLives – Including and Connecting in Higher Education, um projeto inovador que promove a inclusão e transição de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) para contextos de Ensino Superior e de trabalho, garantindo oportunidades em termos de socialização, através da sua participação ativa na comunidade e desenvolvendo competências socioprofissionais em conjunto com os seus pares.

ver mais