No passado dia 29 de maio de 2024, decorreu em simultâneo nas cidades de Ílhavo e Setúbal, respetivamente na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, o Primeiro Encontro Nacional de Líderes Digitais e Líderes Digitais Benjamins, integrada no projeto Seguranet dinamizada pela ERTE/DGE e pelos ccTIC de Setúbal e Aveiro (ccTICua).

Em ambas as escolas a Direção fez-se representar nesta iniciativa de enorme sucesso – por se tratar de um encontro de jovens para jovens. Em Ílhavo esteve ainda presente a Associação de Pais e o Presidente da Associação de Estudantes. Em Setúbal, a sessão de abertura contou com a presença de Senhora Coordenadora da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), momento esse que foi transmitido online para os dois locais do encontro terem acesso às palavras de grande incentivo e consideração pela iniciativa, proferidas pela Diretora da ERTE/DGE.

Um outro ponto alto da jornada de trabalho prendeu-se com a colaboração da comunidade alargada na iniciativa: Em Setúbal, os alunos de animação cultural juntaram-se à iniciativa e os líderes digitais tiveram oportunidade de assistir a uma peça de teatro relacionada com a segurança online; Em Ílhavo, um representante da Associação de Pais e a Terapeuta de Fala que dá apoio na escola dinamizaram workshops de índole prática que levaram os alunos a refletir sobre as potencialidades e desafios da Inteligência Artificial, por um lado, e sobre as suas dificuldades ao nível da comunicação em público e forma de ultrapassar esses desafios, por outro.

Os alunos, pais e professores tiveram a oportunidade de participar nas Sessões de mostra de trabalhos dos grupos de líderes do Norte: Agrupamentos de Escolas (AEs) de Tarouca, Ílhavo, Vagos, Gafanha da Encarnação e Colégio Júlio Dinis do Porto. A Sul, marcaram presença e mostraram o seu trabalho os AEs da Damaia, Barreiro, Vialonga, Proença e Colégio Sagrado Coração de Maria de Lisboa.

Os temas abordados pelos alunos foram variados e de enorme pertinência. Foram discutidos os direitos de autor, o cyberbulling, as questões de autoria com a utilização da Inteligência Artificial, os perfis falsos, entre muitas outras temáticas. Foram ainda apresentados resultados de dados recolhidos em diversos questionários feitos pelos alunos, comprovando que os alunos sabem assumir responsabilidades com grande mestria e brio quando lhe é dada a oportunidade de o demonstrar.

De salientar o papel importantíssimo desempenhado pelos mais novos, como moderadores e apresentadores dos momentos da jornada. Os alunos demonstraram grande capacidade comunicativa e segurança, para além de se ter verificado o grau de conhecimento, proficiência e à vontade de tão informados, bem preparados e imbuídos do espírito de partilha do saber que estavam.

Os alunos foram distinguidos com um diploma de participação (e de coorganização para os da escola anfitriã), um saco do projeto SeguraNet com brindes variados e, cada agrupamento de escolas, recebeu um troféu – uma pequena placa alusiva ao projeto – idealizada e impressa (a três dimensões) na Escola Superior de Educação de Setúbal.

No total, a iniciativa contou com a presença de cerca de 80 alunos, 20 professores, 6 elementos dos Centros de Competência e 6 Encarregados de Educação. Resta dizer que os alunos foram brilhantes e que tanto os Líderes Digitais e Líderes Digitais Benjamins, bem como os professores e Encarregados de Educação que os incentivam e acompanham, marcaram a diferença. A todos a organização dá os seus sinceros parabéns, sendo em momentos como estes que acreditam na escola e no poder da educação para a formação de cidadãos mais conscientes e intervenientes.

A iniciativa “Líderes Digitais” está integrada no projeto Seguranet e é dinamizada pela ERTE/DGE e pelos ccTIC de Setúbal e Aveiro (ccTICua). O ccTICua é coordenado pela investigadora do CIDTFF Isabel Cabrita, tendo como professoras em mobilidade Maria José Loureiro (CIDTFF) e Susana Senos (Departamento de Educação e Psicologia da UA, colaboradora em inúmeros projetos do CIDTFF).