De 20 a 23 de maio de 2024 deve lugar em Salvador, Bahia, Brasil, X CIPA – Congresso Internacional de Pesquisa Narrativa, que contou com a participação da investigadora do CIDTFF Márcia Leardine.
O X CIPA teve como objetivo discutir as diversas facetas e desafios da pesquisa, abordando temas como democracia, narrativas e modos de vida. O programa incluiu várias sessões plenárias, mesas redondas e rodas de conversa, proporcionando um espaço de reflexão e partilhas de experiências entre investigadores de diferentes partes do mundo.
Márcia Leardine participou no evento com a apresentação de parte do seu trabalho de doutoramento intitulado “Para além das palavras: uma jornada intergeracional no Projeto Bio_Cartas”. Apresentou e dialogou sobre o seu trabalho de investigação em quatro rodas de conversa no “Eixo 4: Infância, Juventude, Diálogos e Intergeracionalidade, que lhe deu a oportunidade de:
- Compartilhar resultados de sua investigação e provocar questionamentos sobre os estudos e experiências que investigam mobilidades e incertezas, vividas na contemporaneidade, face aos novos arranjos sociais e refigurações identitárias;
- Dialogar sobre as potencialidades e dificuldades encontradas para se planejar e realizar um projeto intergeracional e suas contribuições para a produção científica nesta área do conhecimento;
- Aprofundar discussões sobre seu papel como investigadora com o Outro, realizando interlocuções e parcerias entre redes de pesquisa nacionais e internacionais, que contribuem para o avanço da reflexão sobre especificidades do conhecimento científico produzido pela pesquisa em educação.
Ao compartilhar seus conhecimentos e problematizações emergentes da sua participação no Projeto Bio-Cartas, a investigadora Márcia Leardine reafirma o compromisso com a incerteza e a criatividade no ato de investigar, destacando a missão do CIDTFF de avançar no campo da educação e formação de formadores.
Resumo do Trabalho Apresentado:
O trabalho de Márcia Leardine foca na concepção, implementação e acompanhamento do projeto BioCartas (PBC), um projeto intergeracional desenvolvido no município de Lousada, Portugal. O projeto, intitulado “BioCartas: a natureza a unir gerações”, visou promover a intergeracionaliodade e mobilizar ações e reflexões sobre a sustentabilidade ambiental através da partilha de saberes entre gerações. Envolveu 121 participantes, incluindo crianças e adolescentes de diferentes anos escolares e adultos participantes do programa municipal Bio Sênior de Lousada.
Ao longo de dez meses, foram realizados dois encontros mensais que incentivaram a interação e o diálogo entre as diferentes gerações, promovendo a partilha de saberes e a construção de conhecimento intergeracional e ambiental. A abordagem metodológica adotou um registro multimodal das experiências, utilizando cartas, fotografias, relatos orais e outras formas de expressão para enriquecer a comunicação e a compreensão entre os participantes.


