Márcia Leardine, investigadora do CIDTFF e doutoranda do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, colabora no projeto BioCarta, um projeto intergeracional inovador que promove a sustentabilidade ambiental e a coesão social através da troca de cartas.

Nascido em Lousada, em dezembro de 2022, o projeto envolve 114 participantes de todas as idades – crianças, jovens e seniores – num projeto piloto que procura aproximar as gerações mais afastadas e vulneráveis através da troca de correspondência postal com o objetivo de salvaguardar conhecimentos, histórias, perguntas e perspetivas sobre a natureza, o ambiente e as tradições locais.

Este projeto BioCarta estimula o contacto intergeracional por via da escrita de cartas ao longo do ano letivo, entre pares correspondentes de crianças e jovens, e “avós”, e abre caminho para que as várias gerações possam discutir questões estruturais da sociedade atual – de cariz ambiental e sociocultural.

A investigadora encontra-se a estudar o Projeto BioCarta, bem como outras iniciativas no âmbito da união e cooperação intergeracional, do envelhecimento saudável e da coesão social desenvolvidas no município de Lousada.