O logotipo e a mascote do projeto EduPARK (coordenado por Lúcia Pombo) foram ambos criados por Joana Pereira, designer e bolseira do CIDTFF. O logotipo será usado em todos os recursos produzidos no âmbito do projeto e a mascote “Macaca do EduPARK” destina-se, principalmente, à aplicação para dispositivos móveis, em desenvolvimento, que visa promover a aprendizagem interdisciplinar de Ciências em contextos outdoor, no parque Infante D. Pedro de Aveiro, vulgarmente conhecido como o Parque da Macaca.
O objetivo do projeto é criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências. Isto será feito através da criação de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada (RA), com recurso a dispositivos móveis, suportando atividades baseadas em Geocaching, que será explorada por professores e alunos desde o ensino básico ao superior, em contextos de atividades ao ar livre, com potencial utilidade também no domínio do turismo/público em geral.
A primeira atividade no âmbito do projeto decorrerá já na próxima Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da UA com duas turmas do Ensino Básico (1º e 3º ciclos) que irão experienciar a combinação da tecnologia, que é familiar aos alunos, juntamente com práticas de ensino em ambientes ao ar livre, estabelecendo ligações com os conteúdos curriculares ao mesmo tempo que desfrutam de um percurso agradável pelo parque Infante D. Pedro.
Lúcia Pombo, membro do CIDTFF e docente no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, é a investigadora responsável do projeto. Outros membros da equipa incluem os investigadores do CIDTFF, António Moreira, Maria João Loureiro, Maria José Loureiro, Vânia Carlos, Margarida Lucas, Cecília Guerra; os colaboradores do LCD, Isabel Barbosa e Sara Simões; Investigadores do Departamento de Biologia da UA, Rosa Pinho e Lísia Lopes e Investigadores do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA, Paulo Dias e Joaquim Madeira. O projeto conta ainda com a contratação de dois bolseiros de Investigação, Margarida Marques e Luís Afonso, das áreas da Educação e da Informática, respetivamente.
O projeto “EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada Geocaching na Educação em Ciências – um projeto inovador de investigação e desenvolvimento” é um projecto financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização – COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI-01-0145-FEDER-016542.