O Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF organiza, pelas 14h00 do dia 18 de junho de 2024, um seminário, em formato híbrido, sobre formação de professores de francês como segunda língua, dinamizado pelo investigador Adam Kaszuba.

Adam Kaszuba, estudante de doutoramento da Universidade de Ottawa, dinamiza o seminário de formação intitulado “Comunidades de prática para capacitar futuros professores de FSL: Uma perspetiva criticamente complexa”.

Durante a sessão, será apresentado o seu projeto de tese que teve como objetivo compreender o desenvolvimento da prática de professores de francês como segunda língua (FSL), que trabalharam juntos em comunidades de prática como uma oportunidade formativa adicional fora dos requisitos de programas de formação de professores.

Serão discutidos os impactos simultâneos que influenciam os processos de desenvolvimento da prática dos candidatos a professores através de três lentes teóricas de Comunidades de Prática (CoP): a lente de aprendizagem, a lente de inovação e a lente de defesa e, ainda, as implicações do uso de um modelo emergente de CoP como uma alternativa para os professores se defenderem contra práticas neoliberais na formação de professores.

Os interessados deverão fazer as suas inscrições, por email, para: andreaulhoa@ua.pt 

Sobre o dinamizador:

Adam Kaszuba é doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de Ottawa, no ramo de concentração Sociedades, Culturas e Línguas. Anteriormente, trabalhou como professor de francês de segunda língua em contextos internacionais.

ver mais