Subordinado ao tema “Futuro da Escola: desafios políticos e organizacionais”, realiza-se dias 21 e 22 de novembro de 2024 na Universidade de Aveiro, promovido pelo Departamento de Educação e Psicologia e com o apoio do CIDTFF.

A realizar-se integralmente em formato presencial, pretende proporcionar oportunidades de partilha de ideias, experiências, resultados de investigação e reflexões que ajudem a clarificar os contornos do futuro da escola, a investigadores, académicos, estudantes, profissionais do setor educacional e outros interessados.

Convidamos a conhecer mais na página do evento, https://simposiooge.web.ua.pt/2024/, e no Facebook.

As submissões de propostas de comunicação oral, a serem apresentadas em sessões paralelas, estão abertas até 17 de outubro 25 de outubro de 2024 (nova data).

Sobre a temática

O futuro da escola encontra-se num cruzamento de múltiplos desafios. A diversidade crescente das necessidades dos alunos requer uma abordagem flexível e inclusiva. Porém, as políticas educativas padecem frequentemente de ineficácia ou de subversão das suas intencionalidades. Os recursos limitados, a burocracia e a resistência à mudança podem restringir a capacidade das escolas de inovar e responder às demandas emergentes. Para além disso, a tecnologia está a reconfigurar o papel do educador e a influenciar dinâmicas pedagógicas e didáticas, exigindo uma transformação nos métodos de ensino tradicionais. A descentralização do poder educacional e a participação reforçada da comunidade podem ser cruciais para assegurar a relevância e o propósito das instituições escolares no futuro. Para lidar de forma harmoniosa com este novo cenário crescentemente complexo e desafiante, é essencial uma colaboração estreita entre governos a diferentes níveis, instituições educativas e a sociedade civil que permita enfrentar estes desafios e forjar um caminho rumo a um sistema escolar mais resiliente, adaptável e útil.

Eixos temáticos:

EIXO 1 – Profissão docente, inteligência artificial e ética
EIXO 2 – Inclusão, multiculturalidade e fluxos migratórios
EIXO 3 – Transições nos percursos académicos e profissionais
EIXO 4 – Espaço público e espaço privado em educação
EIXO 5 – Democratização da escola nos 50 anos do 25 de abril

Integram a Comissão Organizadora os investigadores do CIDTFF Alexandre Ventura, António Neto-Mendes, Catarina Rodrigues, Diana Oliveira, Dora Fonseca, Jennifer Silva, Manuela Gonçalves, Márcia Pinto, Raquel Barreto e Victor Cahala.