Realizou-se no passado dia 6 de julho, no Grande Hotel das Termas das Caldas da Felgueira, o evento formativo de lançamento dos geojogos desenvolvidos no âmbito do projeto Erasmus+ “ENAbLE – Educational Advancement of ICT-based Spatial Literacy in Europe” (http://enable-project.eu/) e que visam promover competências de orientação espacial bem como aprendizagens transversais, móveis e em contexto: OriGami (jogo outdoor) e NavApps (jogo indoor). A sessão foi dinamizada pela Doutora Vânia Carlos, investigadora em pós-doutoramento no âmbito do projeto ENAbLE, e pelo Dr. Manuel Santos, professor de TIC da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, tendo demonstrado os dois geojogos mencionados. Esta sessão contou ainda com a participação à distância do Doutor António Moreira, coordenador do projeto, e com a presença no painel de boas-vindas do Dr. António Manuel Silva (pela ERTE/DGE), da Doutora Isabel Cabrita (pelo DEP da UA) e da Doutora Maria José Loureiro (pelo ccTIC UA).

Após a demonstração, os participantes tiveram a oportunidade de tomar contacto com o jogo OriGami, jogando-o ao longo de uma rota pelo concelho de Nelas, preparado pela Doutora Vânia Carlos em conjunto com o Dr. Sérgio Espírito Santo da Câmara Municipal de Nelas e com o Agrupamento de Escolas do mesmo município, tendo o evento culminado num jantar-convívio no Grande Hotel das Termas das Caldas da Felgueira.

Este evento, que contou com o apoio do ccTICua, pelo caráter formativo do mesmo, nas pessoas da Doutora Maria José Loureiro e da Dr.ª Susana Senos.  Estiveram presentes 56 participantes, na sua maioria professores da região, mas onde se incluem também investigadores do CIDTFF como sejam a Doutora Lúcia Pombo, o Doutor Jaime Ribeiro, a Doutora Margarida Lucas, a Doutora Margarida Marques, entre outros, docentes da UA como o Doutor Carlos Santos, e 10 professores da ES da Gafanha da Nazaré, parceira também neste projeto. Para além do Dr. António Manuel Silva a ERTE/DGE fez-se ainda representar pela Dr.ª Milena Jorge e pela Dr.ª Vânia Ramos.

fotografias