Tal como aconteceu nos anos letivos transatos, a EDUCOM e ERTE/DGE através dos Centros de Competência do país reuniram esforços e promoveram o 5º Encontro Nacional TIC@Portugal. A conferência decorreu nos moldes habituais – do tipo blended learning, por conjugar as modalidades online e  presencial -que tornam este evento num momento científico único no contexto nacional.

Este ano, como vem sendo habitual, o ccTICua, optou por realizar o evento em Nelas com a finalidade de descentralizar as atividades e iniciativas e, assim, chegar a um público mais diversificado e de proveniência geográfica mais variada.

O Encontro correu de forma muitíssimo satisfatória. Para além de ter havido um evento em pré-conferência que atraiu muitos docentes àquela localidade, tratou-se de um dos eventos mais rico em termos de comunicações oferecidas aos presentes, bem como em número e variedade de sessões práticas. Com efeito, no TIC@pt de Nelas, houve 16 comunicações em simultâneo e 8 sessões práticas. As temáticas foram muito diversificadas, como espelha o programa, e a adesão comprovou o interesse do evento. Nelas foi a localidade que mais professores reuniu a nível nacional.

O ccTICua agradece encarecidamente a todos os oradores que apresentaram a sua investigação e/ou trabalho científico, tanto da Universidade de Aveiro, como do Edufor e de outras sedes, aos dinamizadores de oficinas que ajudaram os presentes a enriquecer competências no manuseio das várias ferramentas digitais trabalhadas e, também em particular, aos participantes, sem os quais o evento não teria a sua razão de ser. Uma palavra de apreço aos dois alunos de Canas de Senhorim que apresentaram o seu trabalho sem se deixarem intimidar.

Resta agradecer à Mestre Susana Senos a sua disponibilidade, criatividade, espírito de iniciativa e sentido de responsabilidade. É considerada, neste Centro de Competência, como um elemento chave para o sucesso das iniciativas levadas a cabo. O Mestre Filipe Moreira tem-se tornado, igualmente, um colaborador cada vez mais presente. Incansável, tem sido assíduo no profissionalismo mas também na generosidade da partilha.

Pelo relevo que adquiriu na circunstância, uma grande palavra de apreço à Doutora Vânia Carlos e  Professor Moreira: sem o ENAbLE, o TIC@pt’17 de Nelas não teria sido o mesmo.

O ccTICua agradece veementemente a todos os colaboradores e participantes no Evento. Em 2018 haverá de novo um TIC@pt por perto. Bem hajam.