Eveline Tomaz & Rui Neves (CIDTFF) | Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 25(1), pp. 120-141
Resumo
Modificações Corporais (MC), como tatuagens e piercings, são consideradas um fenômeno social que tem se expandido na atualidade, com novas motivações e significados. Apesar de estarem presentes em todas as faixas etárias, destacam-se entre jovens e adolescentes. Desta forma, a pesquisa busca a relação entre as MC e o cenário educacional. O objetivo é caracterizar o estado da arte das MC, extremas ou radicais, a partir dos seguintes indicadores: 1 – data dos artigos, 2 – área do conhecimento, 3 – objetivo da pesquisa, 4 – perfil dos participantes, 5 – metodologia utilizada e 6 – resultados alcançados. Uma meta-análise foi realizada nas bases de dados Scopus, Eric, Pubmed, Scielo e Medline, concluindo com 12 artigos para análise. As MC fazem parte do projeto corporal de grande parte dos jovens e adolescentes, sendo consideradas contributo da identidade, condição para se sentir bem, da individualidade e singularidade, mas não é encontrada na produção científica na área da educação, prevalecendo como tema de interesse à saúde.
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Referência:
Tomaz, E., & Neves, R. (2024). Modificações corporais: contributos para uma revisão da literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 25(1), 120-141. https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/34247