Ana Balula e Sandra Vasconcelos, investigadoras do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), participaram na EDEN DLE 2024 Annual Conference: “Learning in the Age of AI: Towards Imaginative Futures”, que decorreu em Graz, Áustria, entre 16 e 18 de junho de 2024.

Durante o evento, as investigadoras desenvolveram, a convite da organização, um Action Lab intitulado “Building bridges towards transparent online assessment“, que foi desenhado no âmbito do projeto ERASMUS+ DigiProf – Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors.

O foco principal desta sessão foi a discussão das implicações da definição de estratégias de avaliação transparentes em ambientes de aprendizagem online no Ensino Superior. Utilizando peças LEGO® e uma abordagem interativa, os participantes foram convidados a participar numa escape room, na qual foram desafiados a: i) identificar os elementos-chave para o desenho de estratégias de avaliação transparentes para a aprendizagem online no ensino superior; e ii) discutir aspetos relevantes no acompanhamento, apoio e envolvimento dos estudantes, baseando-se em evidências geradas por tecnologias digitais.

Além do Action Lab, Ana Balula e Sandra Vasconcelos apresentaram um full paper intitulado “Video-based collaboration to develop language production skills“. Este trabalho explorou a integração da tecnologia digital, especificamente a ferramenta Flipgrid, para melhorar a aprendizagem de língua estrangeira, com um foco particular no desenvolvimento de competências de comunicação.