Mónica Lourenço, colaboradora do CIDTFF, e Marcelo Kremer, membro integrado doutorado do CIDTFF, participaram na Reimagining Teachers and Teacher Education for Our Futures Conference, que aconteceu na Universidade de Helsínquia, Finlândia, entre os dias 18 e 20 de junho de 2024.
Os investigadores conduziram o simpósio “Education for social action on linguistic and cultural diversity: teacher education resources” no dia 20 de junho.
O simpósio teve como principal objetivo apresentar o projeto Erasmus+ BOLD (Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European Universities) e os módulos desenvolvidos no âmbito do projeto (boldproject.eu).
O projeto centra-se na aprendizagem em serviço na formação inicial de professores, especificamente no domínio da diversidade linguística e cultural, e visa contribuir para o desenvolvimento de competências conducentes à ação social de estudantes e docentes do ensino superior.
O consórcio de seis parceiros desenvolveu módulos de formação temáticos específicos de acesso livre que contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes necessários à implementação de projetos educativos de aprendizagem em serviço no âmbito da diversidade linguística e cultural. O simpósio centrou-se na apresentação e discussão de alguns desses módulos (objetivos, fundamentos, base concetual, estratégias de formação) e sua integração em currículos de formação de professores no ensino superior.
Enquanto Mónica Lourenço moderou o simpósio, Marcelo Kremer apresentou o módulo desenvolvido pela equipa do projeto BOLD na UA intitulado “Linguistic and cultural management in border regions” (https://www.eu-bold.com/gestao-linguistica-e-cultural-em-regioes-de-fronteira/), que explora os conceitos de fronteira, comunicação transfronteiriça, educação plurilingue e intercultural e que foi construído por Susana Pinto (coordenadora local), Andrea Ulhôa, Carolina Simões, Madalena Teixeira, Marcelo Kremer, Maria Helena Araújo e Sá, Marisa Maia Machado, Mónica Lourenço, Raquel Carinhas e Vânia Carlos.
Além dos membros do CIDTFF supramencionados, também apresentaram trabalhos membros do projeto de universidades parceiras, nomeadamente: Lisa Marie Brinkmann e Franziska Gerwers da Universidade de Hamburgo (Alemanha) e Nadia Gerritsen da Universidade de Groningen (Países Baixos).