A investigadora do CIDTFF Rosa Madeira foi convidada do ciclo de conversas online “A Brincar: construção do cidadão no espaço público”, tendo participado na primeira conversa, com o tema “O Direito a Brincar no Espaço Público. Perspectivas multidisciplinares sobre como planear e desenhar a cidade, com a criança no centro das questões urbanas”, que se realizou online no dia 27 de junho de 2024.

“A Brincar: construção do cidadão no espaço público” é uma iniciativa organizada e moderada pela investigadora Luana Silva Monte do Nascimento com o objetivo de apoiar e obter insights para a sua investigação de doutoramento em curso no ISCTE-IUL.

Com quatro convidadas – Rosa Madeira (CIDTFF, DEP, UA), Gabriela de Pina Trevisan (ProChild CoLAB), Ana Rita Fonseca (Associação 1,2,3… Macaquinho do Xinês e Brincapé/Consórcio do Brincar) e Camila Andrade (Investigadora e Doutoranda na área do Design) – a sessão consistiu em duas rondas de perguntas e respostas em torno do tema “O Direito a Brincar no Espaço Público. Perspectivas multidisciplinares sobre como planear e desenhar a cidade, com a criança no centro das questões urbanas”.

Teve como foco a relação entre o Direito a Brincar e o Direito à Cidade, o planeamento e o desenho da cidade contemporânea com a criança no centro das decisões políticas, e as boas práticas de promoção do brincar livre no espaço público, em todos os contextos.