Lúcia Aidos, Madalena Teixeira (CIDTFF) & Pedro António Crocetta | Revista Pioésis, 8(33), 327-347

Resumo:

O presente estudo dá a conhecer como os domínios da Gramática, em particular o pretérito imperfeito e da Leitura, podem ser trabalhados de forma articulada, através da utilização da Pedagogia dos Discursos e o Laboratório Gramatical.  É resultado de um estudo realizado com alunos do 4.º ano de escolaridade. Foram definidos como objetivos: i) conhecer a relação dos alunos com a Gramática e a Leitura; ii) compreender a relação entre a utilização do Laboratório Gramatical (LG) e a pedagogia dos discursos (PD), com o desenvolvimento de competências dos alunos, no domínio da Gramática e da Leitura. Foram utilizados, para recolha de dados, a observação participante, o questionário, o teste diagnóstico e o Laboratório Gramatical. Os resultados mostraram que os alunos aprendiam os conteúdos gramaticais única e exclusivamente pela memorização e de forma isolada. Com a utilização do LG e da PD, foi possível observar que os alunos desenvolveram os seus conhecimentos na identificação e utilização do pretérito imperfeito e na compreensão e interpretação textuais.

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Referência:
Aidos, L., Teixeira, M., & Crocetta, P. (2024). De que forma é que a gramática pode ser abordada através da leitura? O caso do pretérito imperfeito. Revista Pioésis, 8(33), 327-347. https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/25719