12 – 18 maio, 2024

No quadro do desenvolvimento do Projeto ERGUES-STP, deslocou-se a São Tomé e Príncipe, no passado mês de maio, uma equipa de professores do Departamento de Educação e Psicologia, investigadores do CIDTFF. Esta missão permitiu avançar nos diferentes eixos do projeto.

No âmbito do Eixo 2 do projeto, as investigadoras Isabel Cabrita, Ana Rodrigues, Vânia Carlos e Madalena Teixeira participaram em encontros de trabalho dos grupos encarregados de proceder à revisão/atualização dos livros didáticos, tendo ainda dinamizado sessões de formação, com colegas de outras instituições de Ensino Superior portuguesas, igualmente envolvidas na assessoria técnica do desenvolvimento do projeto.

Tais ações de formação foram dirigidas a 60 Supervisores e Orientadores pedagógicos do 1.º ciclo de STP e visaram dar resposta à necessidade de atualização das competências pedagógico-didáticas dos supervisores e orientadores pedagógicos, para uma colaboração mais informada e alinhada com as abordagens didáticas que se preconizam para a atualização dos manuais escolares. Versaram sobre Didáticas do/no 1º CEB – dos fundamentos da monodocência às especificidades das áreas disciplinares, tendo:

  • Isabel Cabrita, com as colegas Susana Colaço, da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém, e Madalena Cardoso, do Instituto Marquês Vale Flor (IMVF), focado a sua intervenção área da Matemática;
  • Ana Rodrigues e Vânia Carlos, com Marília Cid, da Universidade de Évora, focado a área do Meio Físico e Social;
  • Madalena Teixeira, com os colegas Paulo Costa da Universidade de Évora e Inês Cardoso da ESE de Santarém, trabalhado a área da Língua Portuguesa.

No quadro do Eixo 3 do projeto, realizou-se uma Jornada intitulada “Ensino Superior na atualidade”, em que participou a investigadora Ana Isabel Andrade com uma intervenção intitulada, “O desafio da qualidade na construção da oferta formativa da Universidade”.

Nesta sessão, participaram ainda colegas da Universidade de Évora e da ESE de Santarém, para além da Senhora Reitora da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).

Nessa semana, no dia 15 de maio, realizou-se ainda um debate sobre o Acordo Ortográfico, em que participou a investigadora Madalena Teixeira, para além de colegas da USTP, da Universidade de Évora e da ESE de Santarém, debate em que estiveram presentes diversos agentes educativos e que decorreu no Auditório do Centro Cultural Português.

Para além destas iniciativas que procuraram fazer avançar as atividades do projeto, as investigadoras participaram ainda em reuniões de trabalho com todos os envolvidos no projeto.

A investigadora Ana Isabel Andrade, ponto focal do projeto na UA com os colegas, pontos focais das outras Instituições de Ensino Superior portuguesas que realizam a assessoria técnico-científica do projeto, e com os elementos de coordenação do IMVF, reuniu, no dia 14 de maio de manhã, com a Senhora Ministra da Educação de São Tomé e Príncipe para reflexão sobre as linhas estratégicas do projeto e suas ações para a melhoria do Sistema Educativo de STP.

O Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e coordenado e cofinanciado pela AMVF e pelo IMVF. Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa, e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação Cultura e Ciências – São Tomé e Príncipe e a Universidade de São Tomé e Príncipe.