[notícia atualizada a 17 julho 2024 para inclusão de mais informações sobre o programa]

O Research Summit 2024 decorrerá de 16 a 19 de julho de 2024, sob o tema “50 Anos de Investigação na UA: Desafios para o futuro”. O CIDTFF marcará presença em vários momentos.

Ana V. Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) é a comissária para a educação para o século XXI, estando responsável pela sessão especial e mesa redonda “Education for the XXI century”, a decorrer no dia 17 de julho, pelas 11h00 no edifício da Reitoria, com as seguintes apresentações:

  • “Percurso da Educação e da investigação da Educação na UA” por Isabel P. Martins, UA-DEP/CIDTFF;
  • Mesa redonda “Desafios da educação e da investigação em educação no século XXI (presente e futuro)” com Luís Sebastião (Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora), Ana Maria Gonçalves Matos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e Neuza Pedro (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

Duante a tarde do mesmo dia, Ana Raquel Simões (CIDTFF, DEP, UA) representará o centro na sessão de “Research Unit Pitches” (16h00-17h30) com a apresentação “(Re)thinking the future together: the role of research in Education”.

Os dias 18 e 19 de julho serão dedicados a sessões paralelas de apresentações por doutorandos da UA. No dia 18 terá lugar uma sessão dedicada à área da educação e liderada por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA):

  • “Autonomy and Curricular Flexibility in practice: results of the exploratory phase/ Autonomia e Flexibilidade Curricular na prática: resultados da fase exploratória” por Marcia Pinto (CIDTFF) e Manuela Gonçalves (CIDTFF)
  • “As interações docentes na formação contínua de professres no âmbito do Projeto Escolas Bilíngues Interculturais de Fronteira: Um estudo exploratório” por Andrea Ulhôa (CIDTFF) e Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF)
  • “The development of a GreenComp-inspired Questionnaire: Bridging EduCITY project’s aims to broader contexts” por João Ferreira-Santos (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF) e Rita Rodrigues (CIDTFF)
  • “Pedagogical uses of Generative Artificial Intelligence in Higher Education: An exploratory study” por Pedro Matos, Margarida Rocha Lucas (CIDTFF) e Mónica Aresta
  • “Peer observation as a collaborative teaching supervision strategy in higher education: An exploratory systematic literature review” por Ana M. João Pereira, Maria João Loureiro (CIDTFF) e Margarida M. Marques (CIDTFF)
  • “An EduCITY game in Vale de Ílhavo to preserve cultural heritage and traditions” por Ana Teresa Rocha (PIC-Edu), Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF), Eliana Fidalgo e Sara Santos
  • “External evaluation of schools and inclusive education: A systematic literature review” por Jennifer Silva (CIDTFF), Diana Oliveira (CIDTFF) e Alexandre Ventura (CIDTFF)

No dia 19 de julho realizar-se-á a sessão dedicada a “Multimedia em Educação”, liderada por Luís Pedro & Isabel Malaquias (CIDTFF, DEP, UA):

  • “A Digital Platform for Creating Collectible Cards as a Tool to Promote Children’s Environmental Education” por Viviana Bonifácio, Pedro Beça e Mónica Aresta
  • “A Delphi Study on Teacher Training for the Implementation of Active Methodologies in Flexible Learning Spaces” por Gabriela Reses (CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF) e Sandra Soares
  • “A criação de jogos digitais como estratégia pedagógica para a melhoria da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo” por Edite Carmo
  • “Podcasts as an Evaluation Method: Student Engagement Promotion in Vocational Education Institutions” por Elton Rubens Vieira da Silva, Pedro Beça e Mónica Aresta
  • “Curadoria digital em comunidades de prática enriquecidas digitalmente: construção e validação de modelo” por Luísa Flores, Carlos Santos, Luís Pedro

Destacamos ainda, do programa deste último dia, a mesa redonda “From PhD to…” (14h00-15h30), a sessão final de apresentações pelos estudantes finalistas aos prémios de melhor comunicação, nas áreas Ciências, Engenharia, Ciências sociais e Artes e Humanidades (15h30-16h30), a sessão “Special issues: oportunities for students” (16h30-16h50), onde a revista Indagatio Didactica será uma das apresentadas, e, por fim, a cerimónia de entrega dos prémios e o encerramento do evento (16h50-17h30).

O Research Summit 2024 tem como objetivo fomentar o debate entre a comunidade de investigação da Universidade de Aveiro e incrementar a colaboração, fazendo avançar o estado da arte e potenciar os esforços de investigação no campus. Este ano discute-se também o futuro da UA.

Assumindo um encontro com e na academia, adota um modelo totalmente presencial quer nas plenárias, quer nas apresentações por alunos de doutoramento e alunos de iniciação à investigação.

O Programa preliminar já se encontra disponível.

ver mais