[notícia atualizada a 18 de julho 2024 para inclusão de informação e links para abstracts, e para atualização das referências]

A EDULEARN – 16th annual International Conference on Education and New Learning Technologies decorreu em Palma de Maiorca (Espanha) de 1 a 3 de julho de 2024, e contou com contributos de vários investigadores CIDTFF, que damos a conhecer.

Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA) apresentou uma comunicação referente ao artigo “Generative artificial intelligence in teacher education: Systematic literature review”. O artigo reporta uma revisão de literatura de formação de (futuros) professores em mobile e game-based learning.

Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) e Bruno Sousa, coordenadora e bolseiro do projeto EduCITY respetivamente, apresentaram, dois artigos científicos com base no projeto.

Lúcia Pombo apresentou o artigo “EduCITY Mobile Game activity as best practice in education for Sustainable Development – a case study with higher education students (future teachers)”, em co-autoria de Rita Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) e Bruno Sousa. O artigo reporta um estudo de caso realizado com estudantes da unidade curricular de Projetos de Intervenção Educacional, com o objetivo de os encorajar a usar este tipo de estratégias de ensino inovadoras na sua prática letiva futura.

Bruno Sousa apresentou o artigo “EduCITY App User Experience: School Students’ Perspective“, em co-autoria de Lúcia Pombo e Margarida M. Marques. O artigo reporta um estudo survey, que integra dados de atividades que envolveram alunos de várias escolas do distrito de Aveiro, para avaliar a usabilidade da app EduCITY através de escalas de qualidade e da base de dados Benchmark.

José Luís Araújo (CIDTFF, DEP, UA) participou virtualmente com a apresentação dos artigos “Physics classroom: where is the gender gap?“, em coautoria com Ana Maia Fernandes e Fátima Simões da Universidadeda Beira Interior; e “What do physics teachers think about CHATGPT? An exploratory essay”, em co-autoria com Isabel Saúde (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). O primeiro relata um ensaio exploratório sobre as perceções de estudantes do 12.º ano de Física em relação à equidade de género das práticas letivas desta disciplina. O segundo, é também um estudo exploratório conduzido com o objetivo de conhecer o que pensam os professores acerca da utilização e potencial do ChatGPT como ferramenta pedagógica para as aulas de Física.

Erickinson Lima (CIDTFF, DEP, UA) apresentou o trabalho intitulado “Inclusive wearable device: the haptic feedback for technical practice of blind students in musical conducting“. A apresentação demonstrou o processo de desenvolvimento e testes de usabilidade de um dispositivo de feedback háptico capaz de reagir aos movimentos técnicos da direção musical. Este dispositivo induz alunos cegos a fazer possíveis correções técnicas dos padrões gestuais da direção, consequentemente promovendo autonomia em seus estudos individuais.

Daniela Pedrosa (CIDTFF, IP Santarém) apresentou, presencialmente em Palma, a comunicação “Simulation of an online learning community for future teachers using seesaw: how did students see the e-sim pedagogical approach?” em coautoria com Adriano Ferreira e Patrícia Resende, bolseiros PIC-Edu.

Apresentou ainda online as comunicações “Self-regulated learning strategies adopted by basic school students in mathematics context”, com Patrícia Resende (PIC-Edu) e Vanda Santos (CIDTFF, DEP, UA); “I see you, you see me – the voice of peer observation experiences and feedback from secondary school students” com Caroline Dominguez (CIDTFF, UTAD), Andréa Lins, Helena Silva, e Eva Morais; e “Geogebra as a tool to improve the self-regulation of mathematical learning and communication of tenth grade students” com Carolina Martins (bolseira PIC-Edu), Leandro Viana (PIC-Edu) e Vanda Santos (CIDTFF, DEP, UA).

O evento contou ainda com a apresentação “Boosting undergraduate students’ academic integration through educational hackathons: the ‘UTAD code and conquer’ exploratory study” por Gonçalo Cruz (CIDTFF, UTAD), Ricardo Nunes, Tatiana Ferreira, Arsénio Reis e José Cravino (CIDTFF, UTAD). Esta investigação foi desenvolvida no âmbito do projeto SUCESSO@UTAD. Usando um desenho pré-teste-pós-teste de um grupo, explorámos a integração académica dos alunos da Licenciatura em Engenharia Informática antes e depois da sua participação numa hackathon educativa de 6 horas.

A conferência EDULEARN constitui um evento de relevo para o sector educativo, que promove a partilha de inovações em matéria de educação e tecnologia, assim como a criação de redes estratégicas internacionais.

É organizada pela International Academy of Technology, Education and Development (IATED), uma organização dedicada à promoção da educação internacional e da cooperação universitária no domínio da tecnologia e da ciência.

ver mais

– – – – –

Referências:

Araújo, J. L., & Saúde, I. (2024). What do physics teachers think about CHATGPT? An exploratory essay. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 866-871). IATED. https://library.iated.org/view/ARAUJO2024WHA

Cruz, G., Nunes, R., Ferreira, T., Reis, A., & Cravino, J.. (2024). Boosting undergraduate students’ academic integration through educational hackathons: the ‘UTAD code and conquer’ exploratory study. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 7778-7787). IATED. https://library.iated.org/view/CRUZ2024BOO

Dominguez, C., Lins, A., Pedrosa, D., Silva, H., & Morais., E. (2024). I see you, you see me – the voice of peer observation experiences and feedback from secondary school students. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 10245-10251). IATED. https://library.iated.org/view/DOMINGUEZ2024ISE

Fernandes, A. M., Simões, F., & Araújo, J. L. (2024). Physics classroom: where is the gender gap?. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 5540-5548). IATED. https://library.iated.org/view/MAIAFERNANDES2024PHY

Lima, E. (2024). Inclusive wearable device: the haptic feedback for technical practice of blind students in musical conducting. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (p. 4614). IATED. https://library.iated.org/view/LIMA2024INC

Marques, M. M. (2024). Generative artificial intelligence in teacher education: Systematic literature review. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 2503-2511). IATED. https://library.iated.org/view/MARQUES2024GEN

Pedrosa, D., Ferreira, A., & Resende, P. (2024). Simulation of an online learning community for future teachers using seesaw: how did students see the e-sim pedagogical approach?. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 9079-9088). IATED. https://library.iated.org/view/PEDROSA2024SIM

Pombo. L., Rodrigues. R., & Sousa. B. (2024). EduCITY Mobile Game activity as best practice in education for Sustainable Development – a case study with higher education students (future teachers). In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 2964-2974). IATED. https://library.iated.org/view/POMBO2024EDU

Resende, P, Pedrosa, D., & Santos, V. (2024). Self-regulated learning strategies adopted by basic school students in math context. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 9624-9634). IATED. https://library.iated.org/view/RESENDE2024SEL

Sousa. B., Marques, M. M., & Pombo. L. (2024). EduCITY App User Experience: School Students’ Perspective. In 16th International Conference on Education and New Learning Technologies – EDULEARN24 Proceedings (pp. 3392-3401). IATED. https://library.iated.org/view/SOUSA2024EDU