Realizou-se entre os dias 8 e 10 de julho de 2024, em formato híbrido (na Universidade de Aveiro e online), o IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS (IX SIACTS), que contou com grande envolvimento de investigadores do CIDTFF.

Subordinado ao tema “Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030”, associaram-se ainda cinco linhas temáticas através das quais se pretendeu abordar questões mais específicas dos desafios da Educação CTS, tendo em vista o necessário e urgente compromisso com o desenvolvimento
sustentável global:

  1. Formação de professores para a Educação CTS;
  2. Natureza e História da Ciência, Currículos e Educação CTS;
  3. Balanço da Educação CTS para a Sustentabilidade;
  4. Relação entre Educação CTS e STEAM;
  5. Educação CTS para a inclusão.

O IX SIACTS recebeu cerca de 350 participantes provenientes de países Ibero-Americanos: Brasil (52%), Portugal (27%), Espanha (16%), México (2%), Argentina (1%), Colômbia (1%) e Uruguai (1%).

Nos três dias de partilha, além das apresentações dos trabalhos submetidos e aceites, decorreram ainda:

três conferências plenárias:

  • “Ciência e Tecnologia ao serviço das pessoas. Desafios contemporâneos” por Ana Paula Laborinho;
  • “CTS 2024: o estado das coisas” por António Cachapuz (CIDTFF, Universidade de Aveiro, Portugal)
  • “O desafio da pseudociência” por David Marçal (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

um painel temático, intitulado “Seminários CTS: História e perspetivas futuras” com os presidentes de CO de Seminários Ibero-americanos anteriores, entre eles Isabel P. Martins (CIDTFF, Universidade de Aveiro, Portugal).

quatro mesas redondas:

  • “Formação de professores para a educação CTS” com M. Rut Jiménez Liso (Universidad de Almeria, Presidente da APICE, Espanha), Mayra García-Ruiz (Universidad Pedagógica Nacional, México), Alcina Mendes (Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Portugal) e Blanca Puig (Universidad Santiago de Compostela, Espanha)
  • “Natureza e História da Ciência, Currículos e Educação CTS” com Rosa Nidia Tuay Sigua (Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia), Isabel Malaquias (CIDTFF, Universidade de Aveiro, Portugal), José Maria Oliva (Universidad de Cádiz, Espanha) e Álvaro Chrispino (CEFET/ Rio de Janeiro, Brasil)
  • “Balanço da educação CTS para a Sustentabilidade” com Sílvia Porro (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina), Maria Mercedes Callejas (Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales, Colômbia), Isabel Sofia Rebelo (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal) e Ángel Vázquez-Alonso (Universidade das Illas Baleares, Espanha)
  • “Relação entre Educação CTS e STEAM” com David Aguilera (Universidad de Granada, Espanha), Mónica Baptista (Universidade de Lisboa, Portugal), Pedro Pombo (Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro, Portugal) e Mariano Martín-Gordillo (Universidad de Oviedo, Espanha)

e duas comunicações convidadas:

  • “Sustentabilidade na The Navigator Company: criar Valor e plantar Futuro a partir da Floresta” por Paula Guimarães (Diretora de Sustentabilidade na The Navigator Company)
  • “Comunicações convidadas dos Prémios AIA-CTS 2022” com Raquel de Rivas e Rita Veiga Tavares (CIDTFF).

De destacar ainda o resultado da votação para eleição dos Órgãos Sociais 2024-2028, anunciado durante a Assembleia-Geral da AIA-CTS do primeiro dia, onde foi eleito, como novo presidente da associação Rui Marques Vieira (CIDTFF, DEP, UA). Integram ainda a direção da associação Rosa Nidia Tuay Sigua (Colômbia) como secretária e Betina da Silva Lopes (CIDTFF, DEP, UA) como tesoreira. Isabel P. Martins, anterior presidente, mater-se-á agora com o título de presidente-honorária.

O “Desafios da educação CTS e objetivos da agenda 2030: programa completo e resumos do IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS” encontra-se disponível em acesso aberto no RIA.

Reúne os resumos de 238 trabalhos apresentados no decorrer do Seminário: 146 comunicações orais, 62 comunicações em póster, 4 simpósios e 6 oficinas práticas, da responsabilidade dos seus proponentes e apresentados tal como foram aprovados pela Comissão Científica.

Cerca de metade dos trabalhos apresentados foram submetidos para publicação em número especial
da Revista Indagatio Didactica, que será também publicado em julho deste ano.

A realização deste evento contou com o apoio de entidades e empresas que muito contribuíram para melhor receber todos os participantes. Entre eles, a nível interno, da Universidade de Aveiro, o Departamento de Educação e Psicologia e o CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e por inerência à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), os quais foram fundamentais no apoio concedido à organização.