Mariana R.P. Alves, investigadora do CIDTFF e co-directora da iniciativa Cartas com Ciência, participou, a convite do CEiiA, no painel de debate “Think Session – Tecnologia, Humanidade e Liberdade”, que decorreu no dia 10 de julho de 2024 em Matosinhos, Portugal.

O debate assinalou os 50 anos do 25 de abril e focou-se em torno da relação entre conhecimento científico, tecnologia, desenvolvimento, progresso e liberdade, cruzando perspectivas acerca da democratização do conhecimento e da tecnologia, dos seus desafios, e da importância da ciência enquanto factor de progresso social e humano. Contou com a presença das pessoas investigadoras Mónica Medina, Rui Pereira e Miguel Gonçalves e a moderação de Daniel Catalão.

A investigadora do CIDTFF destacou a importância da democratização da ciência, da divulgação de ciência em língua portuguesa, do lugar político e da conduta ética e responsável da investigação ao serviço da paz e da liberdade, entre outros temas.

A gravação está disponível para assistir em https://www.youtube.com/live/KgFKxTZAM_c?si=Kh92qAD-yIoXdL1p&t=2802

O projeto de pós-doutoramento da investigadora Mariana R.P. Alves está integrado no Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade e no EDUCA_Lab – Políticas, Avaliação e Supervisão do CIDTFF, bem como na parceria CIDTFF-Cartas com Ciência (www.cartascomciencia.org), que inclui diversas atividades coordenadas pelas investigadoras do CIDTFF, Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, envolvendo mais de uma dezena investigadores do Centro, nomeadamente o projeto de doutoramento da investigadora Helena Caçador (CIDTFF, DEP, UA).