Realizou-se em Cáceres, Espanha, entre os dias 16 a 18 de julho, e online de 23 a 25 de julho de 2024, o 13.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2024), que contou com contributos de vários investigadores do CIDTFF.
No dia 17 de julho, Rosa Sandra Paiva (CIDTFF), António Pedro Costa(CIDTFF) e Luís Paulo Reis participaram com a apresentação “O ChatGPT e a oportunidade para o Pensamento Crítico e Criativo dos Alunos do Secundário – um estudo de caso”.
No mesmo dia foi apresentada “Governança da IA no Ensino Superior e na Investigação: Construindo uma estrutura concetual” da autoria Isabel Pinho, Claudia Pinho e António Pedro Costa (CIDTFF).
Davys Moreno (CIDTFF) apresentou no dia 18 de julho, em coautoria com António Moreira (CIDTFF), Carlos Marques e Oksana Tymoshchuk, as comunicações “Promover o acesso, participação e sucesso das crianças com paralisia cerebral nos programas de educação artística musical: a visão dos professores” e “Promover a frequência das crianças com paralisia cerebral nos programas de educação artística musical: a visão dos encarregados de educação”.
Também neste dia:
- “As necessidades formativas de Apoio ao Luto de Profissionais Portugueses: análise de conteúdo aos resumos submetidos ao SALP23 – Seminário Aconselhamento no Luto em Portugal” foi apresentada por Cristina Felizardo (CIDTFF) em coautoria com Paula Santos (CIDTFF) e Margarida Cerqueira;
- a comunicação “O potencial do Design-Based Research para o desenvolvimento de Recursos Educativos Digitais de Educação para a Sustentabilidade” foi apresentada por Patrícia Sá (CIDTFF) em coautoria com Ana V. Rodrigues (CIDTFF);
- e Malunguila Bunga Mbuco apresentou “Competências Profissionais Docentes construídas na Prática Pedagógica: análise qualitativa de entrevistas a futuros professores” em coautoria com Filomena Martins (CIDTFF).
No dia 24 de julho, Lais Helena Gouveia Rodrigues (CIDTFF) apresentou “Ludicidade e ciência: desenvolvimento de uma ferramenta para análise de brinquedos científicos voltados para crianças do 1º ciclo do ensino básico” em coautoria com Cecília Vieira Guerra (CIDTFF) e Teresa Bixirão Neto (CIDTFF).
No dia 25 de julho as investigadoras do CIDTFF Marina Mota, Cristina Manuela Sá e Cecília Vieira Guerra participaram com a apresentação “Desenvolvimento de um recurso didático interativo no formato de banda desenhada científica utilizando a abordagem do Design Thinking”.
E no mesmo dia, as investigadoras CIDTFF Lais Helena Gouveia Rodrigues, Cecilia Vieira Guerra e Teresa Bixirão Neto participaram com “A participação dos brinquedos na exploração de conteúdos de educação em ciência: Uma revisão sistemática de literatura“.
Além das comunicações, António Pedro Costa (CIDTFF) moderou a Mesa Redonda “O uso da Inteligência Artificial Generativa na Investigação Qualitativa” de dia 16 de julho; e Patrícia Sá (CIDTFF) a Sessão Plenária “Importância da Reflexividade e do Pensamento Crítico na Pesquisa Qualitativa em Épocas de Inteligência Artificial” com Francislê Neri de Souza.
O CIDTFF foi parceiro deste evento, e os investigadores do CIDTFF, António Pedro Costa (coordenação geral), Fábio Freitas (coordenação), Patrícia Sá (coordenação e avaliação de workshops e painéis de discussão) integraram a comissão organizadora do evento. Fizeram também parte de outras comissões Isabel Alarcão (comissão consultiva) e Jaime Ribeiro (coordenador da sessão de vídeos).
A comissão científica do evento incluiu os investigadores do CIDTFF, António Moreira, Cecília Guerra, Isabel Cabrita, Jane do Carmo Machado, Patrícia Sá, Rui Neves e Rui Marques Vieira.



