Gilvano Dalagna, Ivan Caro Clarissa Foletto, Hélder Caixinha, Davys Moreno (CIDTFF) & João Silva | UA Editora

Está disponível em acesso aberto a publicação bilingue “DigiMusi: promovendo a transformação digital no ensino e aprendizagem da música: guia de boas práticas“, da coautoria de investigadores do Departamento de Comunicação e Artes e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Excerto da introdução:

… o presente documento foi criado baseado nos resultados do projeto DigiMusi bem como na revisão da literatura sobre a temática. Trata-se de um material de apoio que é oferecido aos professores de música com o intuito de fomentar boas práticas através de um conjunto de sugestões que refletem o trabalho produzido pelo projeto em Portugal e em Espanha. Para tornar mais clara a
informação aqui partilhada, optou-se por uma estrutura baseada em questões; i.e., são
identificadas sete questões consideradas cruciais no processo de transição digital do
ensino da música, são elas:

O porquê de uma transição digital?
O que transitar?
Quem são os agentes envolvidos?
Quando promover a transição digital?
Onde conduzir a transição digital?
Como conduzir a transição digital no ensino
da música?
Quais são os desafios da transição digital?

Neste documento assumimos a transição digital como o processo de integração gradual de ferramentas e recursos digitais para aprimorar as abordagens de ensino já estabelecidas. Por outro lado, quando referimos a transformação digital, entendemos que esta representa uma mudança mais profunda e abrangente; i.e., busca redefinir completamente os processos de ensino e aprendizagem, utilizando plenamente as potencialidades da tecnologia digital envolvendo a criação de novos
modelos educacionais adaptados ao contexto digital.

Em suma, a transição digital procura incorporar tecnologia digital no suporte aos processos de ensino e aprendizagem e a transformação digital procura, aproveitando as potencialidades dessa tecnologia digital, repensar e transformar os próprios processos.

Sobre:

DigiMusi – Digital Transformation in Elementary Music Education (2022-1-ES01-KA210-SCH-000081818) é uma parceria de pequena escala, financiada pelo programa ERASMUS+, cujo objetivo é a criação de estratégias para responder à transição digital no ensino da música. Apesar de nos últimos anos terem sido desenvolvidas muitas plataformas, software, materiais multimédia e aplicações informáticas específicas para o ensino da música, poucos professores dominam estratégias de utilização destas ferramentas nas suas aulas. 

Com base numa rede de colaboração, que envolve instituições portuguesas e espanholas, o DigiMusi (i) selecionou e implementou ferramentas metodológicas para a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino elementar da música que permitam a transição digital; (ii) desenvolveu competências para que os estudantes melhorem as suas aprendizagens; (iii) proporcionou formação em metodologias inovadoras e na utilização das TIC para o desenvolvimento de competências digitais dos professores de música. 

O projeto foi dividido em 4 fases (planeamento, preparação, execução e acompanhamento) com atividades pedagógicas e de investigação que incluíram reuniões transnacionais; cursos de formação (presenciais e virtuais); seleção e criação de materiais pedagógicos; estudos de caso; e avaliação e divulgação das atividades desenvolvidas. 

Fundamentado numa investigação exploratória, a partir de uma abordagem metodológica multifacetada, o projeto DigiMusi foi responsável pela seleção e compilação de plataformas digitais para o ensino da música, análise comparativa de algumas plataformas existentes na Península Ibérica e estudos de caso baseados em observações de campo e entrevistas semiestruturadas com os utilizadores das plataformas. Os resultados destacaram a complexidade sutil da transição digital na educação musical, enfatizando a imperatividade de transcender distinções binárias entre os domínios online e offline, modalidades de aprendizagem síncronas e assíncronas, e ambientes virtuais e físicos.

– – – – –

Referência:
Dalagna, G., Caro, I., Foletto, C., Caixinha, H., Moreno, D., & João Silva (2024). DigiMusi: promovendo a transformação digital no ensino e aprendizagem da música: guia de boas práticas. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/43dj-8×06