Já se encontra disponível a mais recente edição da revista online Indagatio Didactica, o número regular de julho de 2024, composto por 18 artigos distribuídos pelas diferentes secções da revista: 9 em Didática e Desenvolvimento Curricular, 1 em Supervisão em Educação, 2 em Políticas e Avaliação em Educação, e 6 em Tecnologias (Digitais) em Educação.
Os estudos percorrem diferentes temáticas, de diferentes âmbitos e latitudes, encontrando-se artigos produzidos por autores de instituições portuguesas, moçambicanas, brasileiras e mexicanas.
A equipa editorial da Revista Indagatio Didactica faz votos de que os contributos desta edição sejam inspiradores para os leitores e incentiva a participação em números futuros, de modo a continuarmos a contribuir para a produção e divulgação da investigação na área da educação.
Sumário
- Editorial do n.º normal de julho da Revista Online Indagatio Didactica | Filomena Martins (CIDTFF), Gabriela Portugal (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF), Isabel Cabrita (CIDTFF)
Desenvolvimento Curricular e Didática
- A Educação Ambiental nos Currículos de Licenciatura em Ciências Biológicas: um Olhar para a Formação de Professores | Lethycia Ferreira Rodrigues, Manuela Amaral de Sousa, Samuel Molina Schnorr
- Uma abordagem das Sequências de Ensino Investigativo no Piauí (Brasil): análise e conclusões para o ensino de ciências | Tárgila Cristina Rodrigues de Lima, Raquel Sousa Valois
- Conceções da literatura para a infância de futuros professores | Dulce Helena Melão
- Áreas críticas da gramática dos alunos do Ensino Secundário Geral em Moçambique: descrição linguística e implicações pedagógicas | Carlito Antonio Companhia
- As representações matemáticas na formação inicial de professores do Ensino Básico | Adriana Matias Pereira Ferreira
- Inclusão e o novo currículo: constrangimentos e desafios da extensão do regime de monodocência para a 6.ª classe em Moçambique | Gilberto Necas Milice, Leonarda Jacinto Menezes, Osvaldo Carlos Faquir
- Health promotion in European schools: a report on its monitoring | Marcelo Coppi, Hugo Oliveira, Ana Maria Cristóvão, Filipa Tirapicos, Jorge Bonito (CIDTFF)
- Descrição de Propostas didáticas com orientação CTS promotoras do Pensamento Crítico: Uma Revisão Sistemática da Literatura Uma Revisão Sistemática da Literatura | Luís Filipe Torres Moreira, Rui Marques Vieira (CIDTFF), Betina da Silva Lopes (CIDTFF)
- Mulheres na ciência: proposta didática nas aulas de ciências do ensino fundamental sobre o papel de mulheres cientistas | Natasha Caroline Costa Sousa, Lorena de Almeida Machado, Diego Ramon Silva Machado
Supervisão em Educação
- Indagando a pedagogia: Um estudo fenomenológico no ensino superior norte-americano | Amanda Rodrigues Franco, Isabel Huet, Maria Figueiredo
Políticas e Avaliação em Educação
- Transformações educacionais no Sul do Brasil: do ocaso do Curso Normal à alvorada da Educação Profissional e Tecnológica | Leandro Lampe, Mariglei Severo Maraschin, Liliana Soares Ferreira
- Percepção dos Estudantes sobre a Formação nos Cursos Técnicos Integrados dos Institutos Federais: Um Estudo de Caso no IFBA | Luciana Argolo Correia, Alexandre Ventura (CIDTFF), Jorge Costa Leite, Thiago Souto Mendes
Tecnologias (Digitais) em Educação
- Avaliação Formativa na Era Digital: A Perspetiva de um Grupo de Alunos do Ensino Secundário | Maria Prazeres Casanova, Ana Paula Rocha, Lúcia Amante, Isolina Oliveira
- La pandemia y la educación remota: percepciones de estudiantes de nivel superior en Brasil y México | Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Candido Alberto Gomes, Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Cecília Fierro, Susana Emília Oliveira e Sá
- Percepções docentes sobre o uso do Gather.Town no ensino de redes de computadores em um metaverso 2D | Jardel Lucas Garcia, Querte Teresinha Conzi Mehlecke
- Observations about engaging with historical mathematical problems with help of ChatGPT for classroom work in schools and undergraduate courses | Eugenio Diaz-Barriga, José Alexandre dos Santos Vaz Martins
- A integração curricular da Wikipédia no contexto formativo do Designer Educacional: caso focalizado numa ação de extensão | Teresa Margarida Loureiro Cardoso, Filomena Pestana, Luciano Gamez
- Utilizando o GeoGebra Discovery no contexto da Geometria Plana em uma formação de professores de matemática | Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Daniel Mendes Inácio de Souza