No passado dia 14 de agosto de 2024, Marcelo Kremer, investigador do CIDTFF participou a apresentou uma comunicação no 21st AILA World Congress: Linguistic Diversity, Equity, Inclusion and Sustainability, que decorreu de forma híbrida em Kuala Lumpur, Malásia. Este evento que marcou a celebração do Jubileu de Diamante (60 anos) da AILA Association Internationale de Linguistique Appliquée.

Neste congresso, a contribuição de Marcelo Kremer foi reconhecida com o prémio Solidarity Award, que possibilitou a sua participação online sem custos.

A apresentação, intitulada English Medium Education and Intercultural Competence: An Exploration of Lecturers’ Perceptions, foi realizada no âmbito da Research Network ReN 18 – EME – English as a Medium of Education, Multilingualism and the SDGs: Equity, Diversity and Inclusion.

Nesta apresentação, que faz parte do projeto pós-doutoral orientado pela Professora Susana Pinto (CIDTFF), foram partilhados os resultados de uma recolha de dados realizada com docentes da Universidade de Aveiro (UA) e da universidade parceira, Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), que utilizam línguas estrangeiras, em especial o inglês, na sua prática docente. O objetivo é explorar como os professores percecionam o desenvolvimento da competência intercultural na sua prática de ensino e identificar o tipo de formação e apoio de que necessitam para incorporar o desenvolvimento desta competência nas suas práticas pedagógicas.