No passado dia 6 de setembro de 2024, no âmbito das VII Jornadas Pedagógicas “Português ao encontro de falantes de outras línguas“, a investigadora Maria Helena Ançã foi convidada pela Associação de Professores de Português (APP), organizadora do evento, para realizar a Conferência de Abertura das referidas Jornadas.
A intervenção, que se realizou online, pelas 9h30 (hora de Lisboa), intitulou-se “Português e outras línguas: entre encontro e abrigo em espaços escolares”, e a investigadora foi convidada como especialista em questões de educação linguística e, em particular, o ensino e formação do português como língua não materna.
A Jornada foi subordinado ao tema “Português ao encontro de falantes de outras línguas”, porque há alunos de várias nacionalidades, em número crescente, no sistema educativo em Portugal, sem que as escolas saibam muito bem como organizar respostas didáticas e pedagógicas eficazes para esses alunos a fim de garantir a sua integração, num contexto em que alguns conceitos não são claros (língua materna – pluricêntrica – e língua não materna vs. língua estrangeira, língua segunda, interlíngua, língua de herança, entre outros).
Adicionalmente, em resposta a um pedido feito pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a direção da APP realizou uma reflexão que apresenta um conjunto de preocupações e recomendações para a definição de um Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira, que pode ser consultada nesta página.