11 novembro, 2024 | 10h00 | Sala do Senado Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 11 de novembro de 2024, pelas 10h00, na Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Sérgio Paulo Cossa, com o título “O potencial dos novos média no Ensino Secundário a distância em Moçambique”.

Sérgio Cossa é orientado por Fernando Manuel dos Santos Ramos do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

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Resumo:

Moçambique, de modo a alinhar-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente o ODS4 “Educação de qualidade”, elegeu como principal objetivo, para o seu Plano Estratégico da Educação 2020-2029, expandir o acesso equitativo ao Ensino Secundário e garantir a retenção e conclusão com qualidade para os alunos continuarem os seus estudos, se inserirem na vida social, e no mercado de trabalho. Todavia, a procura ultrapassa a capacidade de provisão educacional. Embora a oferta do Ensino Secundário seja feita também através da Educação a Distância, esta é pouco representativa, com apenas 5,5% do total de alunos em 2022. Assim, este estudo pretendeu investigar o potencial dos novos média no alargamento da oferta de Educação a Distância para melhorar o acesso equitativo ao 1º ciclo do Ensino Secundário, garantir a retenção e conclusão com qualidade para os alunos continuarem os seus estudos, se inserirem na vida social e no mercado de trabalho, tendo como foco o estudo aprofundado dos métodos e resultados da Escolaridade Aberta Inovadora. Para tal, partiu-se da seguinte questão de investigação: Quais os principais fatores que podem influenciar o sucesso da utilização dos novos média na oferta de Educação a Distância no 1º ciclo do Ensino Secundário, em Moçambique? Para dar resposta a esta questão, foi estudado o caso da Escolaridade Aberta Inovadora, atualmente em curso em 15 escolas, com o objetivo de compreender os aspetos mais e menos positivos tendo em vista retirar conclusões que sejam úteis para a sua generalização. A abordagem metodológica utilizada foi de natureza mista, os participantes foram 324 alunos, 125 professores, 30 gestores escolares,  8 gestores educacionais, e 3 técnicos do nível central do MINEDH, que foram selecionados por amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos utilizando instrumentos desenvolvidos no âmbito deste estudo, mapas de levantamento estatístico, inquéritos por questionário e por entrevista, e, recorrendo-se, posteriormente, a técnica de análise de conteúdo, com o apoio do software Nvivo, para a análise de dados qualitativos e ao software SPSS para dados quantitativos. Este estudo permitiu concluir que as condições operacionais, pedagógicas e técnicas para EaD, a qualidade do modelo pedagógico, dos materiais e das atividades, o tipo de dispositivo eletrónico, a fonte e a qualidade da energia elétrica, a capacidade de conexão à Internet com qualidade e o seu uso para comunicação, as competências tecnológicas dos intervenientes, a qualidade da interação entre tutores e alunos, o grau de satisfação dos intervenientes em relação ao Processo de Ensino Aprendizagem baseado em tecnologias, e os resultados da avaliação do atual estágio do desenvolvimento da EaD para o ES1, são os principais fatores que contribuem para influenciar  o sucesso da utilização dos novos média na Educação a Distância no 1º ciclo do Ensino Secundário, em Moçambique. Deste estudo resultou um modelo de análise que pode servir de “referência” para futuros estudos, paralelamente, por ser um tema não explorado no contexto moçambicano, este estudo representa um ponto de partida para reflexões profundas sobre as políticas de utilização das inovações tecnológicas e de abertura de pistas para o pensamento crítico sobre a utilização dos novos média na oferta de Educação a Distância.