Susana Senos (ccTICua e CIDTFF) e Cecília Guerra (FCUP e CIDTFF) participaram como formadoras no Colóquio “Uma escola de todos para todos”, dinamizado pelo CFAE Castro Daire/Lafões em Castro de Aire nos dias 5 e 6 de setembro de 2024 .

Cecília Guerra dinamizou, no dia 6 de setembro, na Escola Secundária de Castro Daire, o workshop “Práticas interdisciplinares em projetos CTEAM”:

O desenvolvimento de projetos, numa abordagem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (CTEAM) para a sociedade, promove a interdisciplinaridade assente em contextos autênticos, exigindo principalmente aos professores de Ciências uma inovação das suas práticas para que os alunos tenham um papel central na mobilização das suas competências e no desenvolvimento das suas aprendizagens. Neste âmbito, colocam-se desafios didáticos aos professores para a planificação, implementação e avaliação de projetos CTEAM, inseridos em contextos reais de ensino formal e não formal. Esta formação procura responder a este desafio, procurando sensibilizar os professores a desenvolverem práticas inovadoras, através de projetos interdisciplinares CTEAM, visando a melhoria das aprendizagens e avaliação pedagógica dos alunos.

No mesmo dia e local, Susana Senos foi responsável pela dinamização do workshop “Cidadania Digital em Ação”:

Numa sociedade em que a tecnologia é omnipresente torna-se crucial que as crianças e jovens desenvolvam a sua Cidadania Digital. O Conselho da Europa determinou que a 2025 seja o Ano Europeu para a Educação para a Cidadania Digital, o que salienta a importância da temática. Pretende-se que os alunos sejam capazes de mover-se de forma segura, crítica e responsável no mundo online e offline. A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento da Cidadania Digital, já que é a escola o espaço de preparação dos jovens para a sociedade. Neste Workshop vamos perceber de que forma as diferentes áreas curriculares podem trazer estes temas à discussão. Para tal, iremos explorar vários recursos disponíveis e conhecer projetos a ser desenvolvidos nas escolas.