A investigadora Rosa Maria Faneca, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), marcou presença na III Conferência TROPO UK – Teachers and Researchers of Portuguese Language, realizada na Universidade de Newcastle, Reino Unido, nos dias 13 e 14 de setembro de 2024.

No evento, Rosa Faneca apresentou, no dia 13, a comunicação intitulada “Potencialidades do kamishibai plurilingue no ensino da língua portuguesa: uma perspetiva pluricêntrica”, destacando a aplicação deste recurso narrativo no ensino da língua portuguesa em diferentes contextos culturais.

Outras investigadoras do CIDTFF participaram na conferência, entre elas a doutoranda Rita Maria de Albuquerque Dorneles (Brazilian Educational and Cultural Center), que apresentou a comunicação “Explorando a pluralidade e herança da Língua Portuguesa: Uma proposta pedagógica a partir do livro Palavras ao Mar” e Mariana Vieira Martins, Madalena Teixeira e Rosa Maria Faneca que colaboraram na comunicação “Escrita em contexto multilingue: processo e perfis linguísticos em foco”.

O tema da conferência TROPO UK centrou-se no ensino da língua portuguesa numa perspetiva pluricêntrica, destacando o ecletismo e a adaptabilidade pedagógica, essenciais em contextos de ensino-aprendizagem do Português como Língua Não Materna, no Reino Unido e  noutros países. A Conferência TROPO reuniu professores e investigadores da língua portuguesa para explorar temáticas relacionadas com a diversidade e o ensino da língua, com uma visão global e pluricêntrica.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site oficial: tropouk.org.