António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA) é um dos convidados do I Colóquio Internacional “Ética e Integridade na Investigação em Ciências Humanas e Sociais: desafios na era da IA”, a ter lugar na Universidade de Aveiro nos dias 8 e 9 de setembro de 2024.
O investigador apresentará a conferência intitulada “(In)Competências dos Investigadores na Era da IA Generativa” no dia 9 de setembro, moderada por Jefferson Mainardes.
Resumo:
As competências são fundamentais para os investigadores, permitindo-lhes realizar investigação de elevada qualidade e tornar o sistema de investigação e desenvolvimento das Universidades mais competitivo. No entanto, é crucial que os investigadores possuam não só competências específicas de investigação, mas também competências transversais que lhes permitam interagir entre o meio académico e outros setores. Neste contexto, a Comissão Europeia disponibilizou recentemente o “ResearchComp: The European Competence Framework for Researchers”, que define 7 áreas de competência e 4 níveis de progressão. Paralelamente, o ChatGPT, uma ferramenta de Inteligência Artificial Generativa (GenAI), tem sido amplamente discutida na investigação em educação. Nesta comunicação pretende-se apresentar uma versão preliminar da GenAI Competence Framework Tool, construído a partir do ResearchComp.
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.