A ação de formação “Desenvolvimento da Competência Intercultural na Aula de Línguas“, proposta pelas investigadoras Alexandra das Neves, Maria de Lurdes Gonçalves e Madalena Teixeira do CIDTFF, em colaboração com o Camões, I.P., foi recentemente acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Com o registo CCPFC/ACC-129838/24, esta ação oferece 30 horas acreditadas e é válida até 9 de setembro de 2027, destinando-se a professores de línguas, incluindo a rede de Ensino do Português no Estrangeiro do Camões, I.P..
Na modalidade de Oficina de Formação, esta iniciativa tem como objetivo principal capacitar os docentes para o desenvolvimento da competência intercultural (CI) nas suas aulas.
Em concreto, pretende-se dotar os professores de conhecimentos teórico-práticos sobre o conceito de CI, incentivar a reflexão sobre as suas práticas pedagógicas e desenvolver projetos didáticos que valorizem a diversidade linguística e cultural.
A formação tem início em novembro de 2024 e destina-se prioritariamente, e de momento apenas, aos docentes da Coordenação de Ensino de Português no Estrangeiro na Suíça. Durante o percurso formativo, os participantes terão a oportunidade de criar e implementar projetos pedagógicos, discutir práticas de ensino e desenvolver ferramentas para avaliar a proficiência dos alunos na ativação da competência intercultural, promovendo um ambiente de compreensão e respeito pela diversidade.