A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) foi reconhecida na categoria de Cooperação Internacional dos Premios Princesa de Asturias 2024, destacado-se o Programa Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF).

A entrega do Prémio foi assegurada pela Princesa das Astúrias, S.A.R. Leonor de Borbón y Ortiz, numa cerimónia solene realizada a 25 de outubro, no Teatro Campoamor, em Oviedo (Espanha), na qual participaram também outros elementos da família real espanhola.

O Prémio foi recebido por Mariano Jabonero, secretário-geral; Martín Lorenzo (Argentina), diretor do escritório da OEI na Colômbia; Maria Isabel Guerra (Portugal), professora participante no projeto Escolas de Fronteira; e Alexander Chaverri (Costa Rica), primeiro doutor do programa de mobilidade académica Paulo Freire+.

Anteriormente, no âmbito da programação da “Semana dos Prémios”, que pretende aproximar o trabalho dos vencedores dos Premios Princesa de Asturias 2024 do grande público, realizou-se, a 23 de outubro de 2024, na Junta General del Principado de Asturias, uma mesa-redonda moderada pelo jornalista espanhol Manuel Campo Vidal, que contou com a presença de Mariano Jabonero (Secretário-Geral da OEI), Martín Lorenzo (Diretor da OEI na Colômbia), Maria Isabel Guerra (professora participante no PEBIF), e Alexander Chaverri (doutorado em Ciências Sociais da Costa Rica, e primeiro beneficiário da bolsa Paulo Freire Plus). Na sua intervenção, María Isabel Guerra, que participa no projeto que a OEI está a desenvolver na fronteira entre Espanha e Portugal, sublinhou que esta iniciativa lhe permitiu reafirmar que “há mais coisas que nos unem do que nos separam”. Reconheceu ainda o programa como uma oportunidade para cerca de 1500 crianças de meia centena de escolas de fronteira se conhecerem melhor e quebrarem barreiras mentais, trabalhando, na escola, a cultura do país vizinho.

O PEBIF é um projeto de cooperação entre os governos de Portugal e Espanha e as Comunidades Autónomas, coordenado pela OEI, que tem como objetivo promover a cooperação entre os dois países no desenvolvimento educativo, social e económico dos seus territórios fronteiriços, proporcionando uma educação de qualidade às crianças e jovens destas regiões, abrangendo conhecimentos, competências e valores associados ao bilinguismo e à interculturalidade.

Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) é coordenadora científica do projeto, no qual participa ainda, como formadora, Rosa Maria Faneca (CIDTFF, DEP, UA).

Leias as notícias publicadas no site da OEI (mesa-redonda – “Semana dos Prémios” e cerimónia de entrega).


Notícia atualizada a 31-10-2024 para inclusão de informação sobre a cerimónia de entrega do prémio em Ovideo.