6 dezembro, 2024 | 14h30 | Sala do Senado Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 6 de dezembro de 2024, pelas 14h30, na Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Mariana Bento Lopes, com o título “Cinema Paradigma: um estudo sob a perspetiva dos coordenadores de escola do Plano Nacional de Cinema”.

Mariana Bento Lopes é orientada por António Moreira (CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro) e coorientada por José Alberto Rodrigues (Associação dos Trabalhadores da Educação) e Raquel Pacheco Mello Cunha (CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade Aberta & Presidente da Associação P de Potência).

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Resumo:

A tese “CINEMA PARADIGMA: UM ESTUDO SOB A PERSPETIVA DOS COORDENADORES DE ESCOLA DO PLANO NACIONAL DE CINEMA”  centra a sua investigação dentro do campo de observatório para a Literacia Mediática, mais concretamente no segmento da Educação para o Cinema em Portugal, focando-se na disseminação e gestão de políticas públicas como o Plano Nacional de Cinema. Para tal, leva a cabo um levantamento de dados e informações junto dos professores a coordenar o projeto nos seus agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.

Obteve um total de 121 respostas em questionário relativas a hábitos de consumo, práticas e conhecimentos cinematográficos, desenvolvendo para isso um protótipo de Ferramenta Diagnóstica em Literacia Fílmica. Conta também com o depoimento de 22 desses participantes, pertencentes a 16 distritos de Portugal Continental, que partilharam e descreveram as atividades que desenvolvem neste âmbito, recursos disponíveis nas escolas e parcerias estabelecidas. Esta investigação compreende ainda um levantamento, organização e esquematização de orientações de especialistas sobre pedagogias fílmicas, dimensões e áreas de aprendizagem, modelos de avaliação, princípios e abordagens na utilização de filmes, bem como orientações para atividades, tendo sido desenvolvido um documento que operacionaliza as aprendizagens essenciais para a Educação para o Cinema. Após análise dos resultados e depoimentos são lançadas algumas sugestões para o progresso e desenvolvimento do projeto Plano Nacional de Cinema, bem como ações futuras do projeto CINEMA PARADIGMA.

Palavras-chave: Cinema Paradigma, Plano Nacional de Cinema, Educação para o Cinema, Literacia Fílmica; Literacia Mediática; Multimédia e Educação; Cinema e Educação