O curso híbrido EduCITY-Maceió, resultante da parceria entre o projeto EduCITY, da Universidade de Aveiro, e a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal, Brasil), decorreu, nos dias 7 e 8 de novembro de 2024.

A primeira sessão do curso híbrido constituiu um momento online dinamizado pelas investigadoras do CIDTFF, Lúcia Pombo e Margarida M. Marques. A sessão envolveu uma contextualização do projeto EduCITY e uma demonstração da app e plataforma EduCITY, as quais contribuem para a promoção de um ambiente inteligente de aprendizagem na cidade (smart learning city environment) para uma educação para o desenvolvimento sustentável. Discutiram-se as características inovadoras da app e plataforma do projeto, que são de utilização aberta, como a promoção de aprendizagens móveis contextualizadas, integrando realidade aumentada, assim como criação de jogos para dispositivos móveis por cidadãos sem competências de programação.

No segundo dia do curso, a sessão presencial foi conduzida pelo professor Fernando Pimentel, com o grupo de pesquisa Comunidades Virtuais-Ufal, no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Esta sessão envolveu a exploração do jogo “Desbravando a Ufal”, que integra quatro pontos de interesse no campus de Maceió: Usina Solar, Guerreiro da Reitoria, Biblioteca e Cied. Adicionalmente, os participantes experimentaram criar recursos educativos através da plataforma EduCITY e discutiram as potencialidades educativas desta abordagem.