A investigadora Inês Cardoso (CIDTFF, IP Santarém) organiza uma aula aberta a ser dinamizada por Nathália Gasparini, entre as 10h20 e as 12h20 de dia 18 de novembro de 2024, na sala D.2.04 da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE|IPSantarém).
Esta aula aberta, apenas em formato presencial, decorrerá no âmbito da Unidade Curricular “Comunicar em Língua Portuguesa” da Licenciatura em Educação Básica do ESE|IPSantarém, e abordará o tema “Práticas sociais de linguagem e cidadania na aula de Língua Portuguesa”.
A professora apresentará um projeto realizado na disciplina de Língua Portuguesa no ensino secundário de uma escola pública brasileira. O tema do projeto consistiu nos problemas vividos pela comunidade escolar, situada em um território historicamente desfavorecido de uma grande cidade, no contexto de retorno às aulas após a pandemia de COVID-19.
Os objetos de ensino envolveram diferentes níveis de saberes, entre eles: leitura e escrita de cartas de solicitação/reclamação; aspectos linguístico-discursivos relacionados à coesão em textos argumentativos, e esferas de atuação do poder público municipal.
O processo de ensino e aprendizagem foi documentado e analisado (Gasparini & Carnin, 2023) e pode servir de exemplo acerca de como as práticas sociais de linguagem relevantes à cidadania plena, quando colocadas no centro da aula de Língua Portuguesa, representam espaços privilegiados de transformação de conhecimentos e de capacidades de ação dos estudantes.
Nathália Gasparini é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e doutoranda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e encontra-se a desenvolver um doutorado sanduíche na Universidade de Évora.
notícia site IPSantarém | instagram ESE|IPSantarém | facebook ESE|IPSantarém
[notícia atualizada a 12 de novembro, para inclusão de resumo e links de divulgação]