No dia 24 de outubro, Marcelo Kremer, investigador do CIDTFF, apresentou uma comunicação na 2nd Annual ELINET Conference – Global Voices, Local Impact: Education, Language, and Diversity, em Bragança, Pará, Brasil.

A conferência decorreu de 24 a 26 de outubro de 2024 e marcou a segunda edição anual promovida pela rede ELINET Education, Languages and Internationalisation. Em Portugal, Marcelo Kremer e Susana Pinto, também investigadora do CIDTFF, actuam como coordenadores locais dessa rede.

Entre os plenary speakers, destacaram-se Nicola Galloway (University of Glasgow), Heath Rose (University of Oxford), Jim McKinley (University College London), Kyria Finardi (Universidade Federal do Espírito Santo), Telma Gimenez (Universidade Estadual de Londrina), e Simone Sarmento (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Marcelo Kremer apresentou uma comunicação intitulada “English-Medium Instruction and Intercultural Competence Development: Brazilian Lecturers’ Perspectives and Training Needs”, partilhando resultados de um estudo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), como parte do seu projecto de investigação pós-doutoral, supervisionado por Susana Pinto.

Focado no processo de internacionalização do ensino superior, o estudo examina a perceção de docentes sobre o uso do Inglês como meio de instrução e o desenvolvimento da competência intercultural dos estudantes neste contexto. Os resultados obtidos são relevantes para o desenvolvimento de iniciativas de formação e apoio a docentes e estudantes neste ambiente académico. Além disso, as instituições podem basear-se nesses resultados para informar políticas e recomendações relacionadas ao uso do Inglês como meio de instrução, e que promovam um ambiente favorável ao desenvolvimento da competência intercultural.