No dia 14 de novembro de 2024, a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) acolheu a conferência “O professor universitário e o seu perfil: que papel para a investigação”, dinamizada pela investigadora Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA), e destinada aos docentes do Ensino Superior, com o objetivo de ajudar os mesmos a desenvolverem as suas próprias dinâmicas de investigação.

Esta conferência surge no âmbito do 3° Eixo do Projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe, focado na formação inicial e contínua de professores melhorada pelo reforço da capacidade institucional da USTP, e no desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e digitais de professores do Ensino Básico e Secundário melhoradas.

O evento contou com a presença e participação de docentes e de estudantes (os futuros docentes) da USTP.

O projeto ERGUES – Ensino e Reforma da Governação Educativa em São Tomé e Príncipe é financiado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., e coordenado e cofinanciado pela AMVF e pelo IMVF. Tem como parceiros de implementação e cofinanciadores a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o Politécnico de Santarém e a Universidade Católica Portuguesa, e como parceiros de implementação e beneficiários o Ministério da Educação Cultura e Ciências – São Tomé e Príncipe e a Universidade de São Tomé e Príncipe.

Este projeto tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da qualidade, da equidade e da inclusão no sistema educativo de São Tomé e Príncipe, atuando em 4 eixos de intervenção, dentre eles, ensino técnico-profissional de dupla certificação, materiais didáticos digitais para o ensino básico e secundário, formação de professores e investigação em educação e reforço da capacidade institucional do Ministério da Educação.

[mais sobre a colaboração entre a USTP e universidades portuguesas no âmbito do ERGUES]