No dia 26 de novembro, Rosa Gomes (CIDTFF, DEP, UA) participou no 14.ª Conferência FORGES – inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa, que decorreu na Universidade Politécnica de Macau entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, com a apresentação de trabalho de investigação inserido no tema 2 – Sustentabilidade no Ensino Superior.

A comunicação oral com o título “Satisfação, rendimento escolar e bem-estar dos estudantes no ensino superior em Portugal” é o resultado de uma parte do estudo desenvolvido no âmbito do pós-doutoramento realizado na Universidade de Aveiro, com o apoio do CIDTFF e orientação das investigadoras do CIDTFF Dora Fonseca, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro, e Anabela Pereira, Professora Catedrática da Universidade de Évora.

Resumo 

Desde o início do século XXI, que o Ensino Superior em Portugal tem passado por várias transformações, impulsionadas pela implementação do Processo de Bolonha e, mais recentemente, pela pandemia de COVID-19. Estas mudanças resultaram num aumento das fontes de stress e alterações da satisfação dos estudantes, comprometendo o seu bem-estar psicológico. O objetivo geral foi avaliar a satisfação dos estudantes universitários, a perceção do rendimento escolar geral e os níveis de stress na vida académica. Foi utilizado o Questionário de Satisfação Académica, com 13 itens, com três fatores de satisfação académica e duas questões adicionais, avaliadas numa escala de likert de cinco pontos. A amostra foi recolhida no ano letivo 2023/2024, respeitando os princípios éticos. Os dados indicam que a maioria dos participantes são jovens adultos, com idades entre 17 e 28 anos, do género feminino, de cursos das ciências sociais. Os resultados destacam a importância da satisfação curricular e sóciorelacional para a satisfação académica global. A maioria dos estudantes percecionam o seu rendimento escolar geral como bom e expostos a elevado stress na vida académica. As situações de maior vulnerabilidade, como o stress académico, afetam negativamente a qualidade das relações com colegas e professores, comprometendo a satisfação sóciorelacional e curricular.

No dia 28 de novembro de 2024, a investigadora Dora Fonseca (CIDTFF, DEP, UA) participou, via zoom, com a apresentação do trabalho de investigação  “Projeto U-RankingIMPACT: um estudo de casos múltiplos em universidades no espaço lusófono”, em co-autoria com Edite Sudbrack.