Thayse Figueira Guimarães, investigadora de pós-doutoramento no LabELing, sob a supervisão de Maria Helena Araújo e Sá (investigadora do LabELing/CIDTFF e professora do DEP, Universidade de Aveiro), teve o seu projeto de investigação aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq nº 16/2024 – Apoio a Projetos Internacionais de Investigação Científica, Tecnológica e de Inovação. Esta chamada visa promover a cooperação internacional, incentivando a participação de investigadores brasileiros em projetos de relevância global.
Intitulado “As Imagens das Línguas e da Interculturalidade no Projeto Escolas Bilíngues Interculturais de Fronteira (PEBIF) entre Portugal e Espanha”, o projeto explora as perceções dos professores do PEBIF em relação às línguas portuguesa, espanhola e outras presentes nas regiões fronteiriças, investigando as culturas associadas e os processos de ensino-aprendizagem nesses contextos.
Esta iniciativa integra a trajetória de investigação de Thayse Guimarães desde 2018, com foco na educação linguística em áreas de fronteira. Professora na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), localizada em Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do Brasil e na fronteira com o Paraguai, Thayse é também membro da Cátedra UNESCO Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) e do Núcleo de Estudos Estratégicos de Fronteira (NEEF) da UFGD.
O projeto conecta e amplia estudos realizados noutras regiões fronteiriças onde coexistem o português, o espanhol e uma diversidade de outras línguas. Ao trazer novas perspetivas para o diálogo transfronteiriço, reforça o valor do plurilinguismo e a relevância de uma educação intercultural sensível às especificidades locais. Além disso, contribui significativamente para a construção de pontes entre comunidades fronteiriças internacionais, promovendo a inclusão e o respeito pelas diversidades linguísticas e culturais.