Thayse Figueira Guimarães, pesquisadora brasileira da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), realizará um estágio de pós-doutoramento no CIDTFF, no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro. A pesquisadora estará vinculada à instituição entre 1 de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025, sob a supervisão da investigadora Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA).

Com o projeto intitulado “As imagens das Línguas e da Interculturalidade no Projeto Escolas Bilíngues Interculturais de Fronteira (PEBIF) entre Portugal e Espanha”, Thayse Guimarães estudará as percepções de professores e formadores do PEBIF sobre as línguas portuguesa, espanhola e outras línguas de fronteira, bem como suas culturas e o processo de ensino-aprendizagem.

O estudo das imagens das línguas é crucial para se compreender o plurilinguismo em contextos fronteiriços. Na educação intercultural bilíngue em escolas de fronteira, é fundamental investigar como as imagens das línguas e da interculturalidade se realizam na comunicação entre professores e formadores. Esse estudo favorece a modalidades de trabalho que considerem essas imagens no desenvolvimento de projetos de aprendizagem e de recursos didáticos em uma perspectiva bi/plurilíngue e intercultural.

Essa iniciativa conecta-se às investigações sobre educação linguística em contextos fronteiriços que Thayse Guimarães conduz desde 2018 na UFGD, localizada em Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do Brasil, fronteiriça com o Paraguai.