O ProfMat 2024 – XXXIX Encontro Nacional de Professores de Matemática teve lugar em Caldas da Rainhas dias 15, 16 e 17 de julho de 2024, e contaram com um workshop dinamizado por Caroline Dominguez (UTAD e CIDTFF), Eva Morais (UTAD) e Sandra Ricardo (UTAD).

Intitulado “Estratégias promotoras de pensamento crítico no ensino/aprendizagem da matemática”, o workshop com 120 minutos de duração realizou-se no segundo dia do encontro, dirigido a professores de matemática de todos os níveis de ensino.

Resumo:

As Aprendizagens Essenciais de Matemática apontam o pensamento crítico como uma das competências transversais a desenvolver no ensino e na aprendizagem, sendo que esta competência assume um papel fundamental no contexto atual em que vivemos, de mudanças e desafios constantes. Esta sessão prática teve como objetivos: refletir sobre a importância do pensamento crítico no ensino e na aprendizagem da Matemática; conhecer e aplicar taxonomias de pensamento crítico para a elaboração de objetivos de aprendizagem na Matemática com o intuito de promover, de forma progressiva, o desenvolvimento do pensamento crítico; selecionar e adaptar estratégias adequadas aos objetivos a atingir, e, em particular, refletir sobre o potencial de estratégias cooperativas. 

O workshop correu muito bem, com muito envolvimento e participação dos presentes. As organizadoras sentiram que, em geral, tudo foi “novidade” para os participantes e que saíram com vontade de aplicar o que aprenderam. Os feedbacks orais no final do workshops reforçaram esse sentimento.

O ProfMat é uma das principais iniciativas da Associação de Professores de Matemática, que se realiza desde 1985. Professores de todos os níveis de ensino reúnem-se para apresentar, debater, analisar, refletir, partilhar e compartilhar ideias e experiências, questões e desafios.

Integraram a comissão científica do evento as investigadoras do CIDTFF Isabel Cabrita e Teresa Neto.