10 julho 2024 | Universidade de Aveiro
Realizou-se entre os dias 8 e 10 de julho de 2024, em formato híbrido (na Universidade de Aveiro e online), o IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS, que contou com a participação de diversos membros do CIDTFF, de entre os quais alguns membros da equipa do projeto programático Smart Knowledge Garden (SKG).
O projeto SKG e a co-construção de um módulo inter/trans-disciplinar para o Jardim da Ciência (JC) foram apresentados e discutidos no âmbito do simpósio “Como é que as múltiplas peças de processos e recursos educativos, a partir da reconceitualização do Jardim da Ciência, integram o projeto SKG, significando-o e criando novos sentidos e percursos?” (ver livro de resumos) coordenado e moderado pela investigadora responsável pelo projeto SKG, Valentina Piacentini.
A investigadora abriu o simpósio com a comunicação “Ambiente integrado de investigação e educação – o caso do Smart Knowledge Garden – para a reconceitualização de espaços e dinâmicas” (livro de resumos, p. 832).
Participaram ainda outros investigadores que têm vindo a contribuir para o desenvolvimento do SKG, tais como:
- José Luís Araújo e Margarida Marques, “O nosso sal tem microplásticos? Uma proposta didática interdisciplinar para futuros professores” (livro de resumos, p. 852);
- Suliane Porto, “Aprendizagem socioemocional no Jardim da Ciência: Avanços do projeto Smart Knowledge Garden” (livro de resumos, p. 838);
- João Ferreira-Santos, “As potencialidades da integração da app EduCITY na reconfiguração do Jardim da Ciência – Smart Knowledge Garden: simbioses formativas entre o Real e a Realidade Aumentada” (livro de resumos, p. 847);
- Luís Dantas, “Correntes de Encontro: Percursos Multimodais através da Paisagem Linguística da Cidade de Aveiro” (livro de resumos, p. 857);
A empresa com a qual os membros do SKG têm vindo a colaborar, ToyNo, também marcou a sua presença, representada por Andreia Baltazar e Aldo Tornaghi, com a comunicação “Abordagem Metodológica ao Projeto Jardim da Ciência – Colaboração entre a Universidade de Aveiro e a TOYNO – Space and Experience Design Studio” (livro de resumos, p. 843).
Intervieram, durante a discussão, outros atores que também colaboraram no processo de co-construção de um módulo inter/trans-disciplinar para o Jardim da Ciência no âmbito do SKG (SKG-JC), tais como Alice Santos. Esta relatou a relevância de fontes/pessoas para profundar e validar o conhecimento de tradições gastronómicas de Aveiro (Ovos Moles).
Outros agentes foram também convidados, mas não puderam estar presentes: Paulo Simões, marnoto da Marinha Santiago da Fonte da Universidade de Aveiro; Alcides Meirinhos, professor e secretário da ALCM – Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa em Miranda do Douro; e Carina Lopes, investigadora do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro.
Participaram ainda outros membros do SKG (Rui Vieira, Ana Raquel Simões, Susana Pinto, Vânia Carlos, Lúcia Pombo, Helena Araújo e Sá; Bruna Batista online), professores de escolas, estudantes de mestrado e doutoramento (Nuno Afonso e Márcia Leardine), investigadores/docentes de outras universidades e membros da comunidade de Aveiro.
Deste modo, o simpósio revelou-se como um espaço rico de partilha entre os diferentes atores envolvidos no processo SKG-JC, na discussão de aspetos epistemológicos, técnicos e (inter)culturais, globais e locais.



