O Congresso Internacional – Português como Língua Global, a realizar-se dias 24 e 25 janeiro de 2025 na ESECS – Instituto Politécnico de Leiria, subordinado ao tema “Elaboração, implementação e validação de recursos didáticos de Português como Língua Global” conta com contributos de investigadoras CIDTFF que damos a conhecer.

As investigadoras Thayse Guimarães (bolseira de pós-doutoramento do CNPq, a realizar estágio de pós-doutoramento no LabELing, sob a supervisão de Helena Araújo e Sá), Chus Martínez Pinilla e Sabela Fuertes Fernández dinamizaram a comunicação intitulada “Plurilinguismo e Interculturalidade na Fronteira entre Portugal e Espanha: Um relato de experiência sobre o Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF)”.

O PEBIF é um projeto de cooperação entre os governos de Portugal e Espanha e as Comunidades Autónomas, coordenado pela OEI, que tem como objetivo promover a cooperação entre os dois países no desenvolvimento educativo, social e económico dos seus territórios fronteiriços, proporcionando uma educação de qualidade às crianças e jovens destas regiões, abrangendo conhecimentos, competências e valores associados ao bilinguismo e à interculturalidade.

Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) é coordenadora científica do projeto, no qual participa ainda, como formadora, Rosa Maria Faneca (CIDTFF, DEP, UA).

No mesmo dia, Conceição Siopa (CIDTFF, Camões, I. P.) e Inês Cardoso (CIDTFF, Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação) dinamizaram a apresentação “Pré-requisitos para o desenvolvimento de competências de escrita académica”.