Já se encontra disponível para consulta e download no Repositório da Universidade de Aveiro (RIA) o Ebook das Jornadas LCD.
Segue uma descrição do racional subjacente:
A disparidade de opiniões e de resultados no que respeita ao impacto/e da integração das TIC em contextos educativos (independentemente do regime) pode prender-se com os modelos e práticas de avaliação da aprendizagem explorados. Vários autores têm mostrado que as práticas de avaliação vigentes continuam arreigadas à certificação e que importa promover a sua mudança. Por outro, são ainda reduzidos os trabalhos em que as TIC são usadas com fins avaliativos (em particular no que respeita à avaliação formativa). Só recentemente, têm surgido trabalhos e projetos em que a avaliação formativa com recurso às tecnologias tem sido explorada enquanto estratégia de melhoria dos processos e dos recursos de ensino e de aprendizagem. Nestes contextos, a avaliação formativa e o feedback a ela associado geram informação cujo volume pode ser considerável, sendo necessário perspetivar e analisar em que medida TIC podem facilitar a sua organização e tratamento, para uma tomada de decisões sustentada em evidências. Existindo uma grande variedade de tecnologias (sejam elas genéricas, como as folhas de cálculo, ou específicas, por exemplo, questionários online e e-rubricas) passíveis de apoiar o processo de avaliação formativa são, como, referido acima, pouco comuns os trabalhos de investigação que reportem os modelos, práticas e mais-valias da sua exploração. Na confluência dos referidos eixos, foi realizada uma jornada de trabalho (promovida pelo LCD, do CIDTFF) que visou a partilha e reflexão sobre modelos e práticas de avaliação formativa em contextos digitais. Este ebook congrega os artigos de maior qualidade apresentados no decurso do evento.