Estela Costa, Marta Almeida & Ana Sofia Pinho (CIDTFF) | Supervisão, Liderança e Inclusão, pp. 267-276
Resumo:
“O projeto-piloto “Ensino Bilingue Precoce no 1º CEB” decorre, em Portugal, desde 2011/2012, sob a tutela do Ministério da Educação e Ciência, com a finalidade de se implementar o ensino bilingue precoce em inglês. O projeto foi objeto de um estudo de avaliação externa assente num design de estudos de caso múltiplos, com recurso a entrevistas semiestruturadas, tendo sido possível analisar as perceções das direções e das estruturas intermédias dos seis Agrupamentos de Escola participantes quanto às seguintes questões: desafios organizacionais, processos de tomada de decisão e mecanismos de liderança pedagógica envolvidos na implementação e gestão do Projeto. A análise efetuada permitiu destacar a importância da liderança das direções e estruturas intermédias, que desempenham papéis interpessoais, informacionais e decisionais, bem como os desafios organizacionais patentes na capacidade demonstrada na integração do Projeto no Projeto Educativo de cada escola e na gestão de uma política territorial passível de pôr em relação os diferentes atores, desenvolvendo as relações externas e promovendo publicamente o Projeto junto da comunidade.”