Jorge Bonito (CIDTFF) | Revista Brasileira de Educação, 29, e290113

Resumo

Faria de Vasconcelos é um dos principais educadores portugueses ligado ao movimento renovador da educação nova. Para a afirmação das suas ideias, criou uma escola nova na Bélgica, considerando que o ensino das ciências naturais constituía a base e o pivô da educação intelectual das crianças. Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais ideias do autor para a didática das ciências naturais. Adotou-se um desenho de estudo documental, com base na sua obra Uma escola nova em Bélgica [Une école nouvelle en Belgique], em sinopse com autores mais recentes de destaque na área da didática das ciências. Os resultados obtidos demonstram que Faria de Vasconcelos acompanha, e bem, o conhecimento científico da sua época, cujos grandes pilares do conhecimento são coincidentes com os que ocuparam os pedagogos nas gerações seguintes.

Palavras-chave: Faria de Vasconcelos; Educação em Ciência; Ciências Naturais; Educação Nova; Educação Integral

– – – – –

Referência:
Bonito, J. (2024). O pensamento de Faria de Vasconcelos e a didática das ciências naturais. Revista Brasileira de Educação, 29, e290113.http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782024000100274; https://doi.org/10.1590/S1413-24782024290113.