Félix Vaile, Betina da Silva Lopes (CIDTFF) & Maria João Loureiro (CIDTFF) | APEduC Revista, 5(2), 47-58
Resumo
A fotossíntese constitui um tema central na educação científica. No entanto os alunos têm dificuldades na sua compreensão pelo que é importante optar por atividades diferenciadoras, sobretudo em contextos com menor acesso a recursos laboratoriais. Neste estudo descreve-se a revisão deste tema a partir do visionamento de vídeos e discute-se o seu efeito ao nível das aprendizagens de 19 alunos de duas turmas da 10ª classe de um liceu público localizado no município da Humpata (Angola). A discussão sustenta-se na análise de documentos produzidos quer pelos alunos, quer pelos professores implicados. Dos resultados emerge a perceção de que a observação dos vídeos permitiu compreender melhor o processo fotossintético. A inclusão da dimensão visual contribuiu para reduzir algumas dificuldades de aprendizagem e potenciar o interesse dos alunos para esta tema da Biologia. Conclui-se que os vídeos podem funcionar como uma alternativa satisfatória relativamente à falta de outro tipo de material laboratorial.
Palavras-chave: bioenergética, países de rendimento médio-baixo; meios audiovisuais, estratégia educativa, ensino secundário
Referência:
Vaile, F., Lopes, B. S., & Loureiro, M. J. (2024). O uso de recursos digitais na aprendizagem da fotossíntese: discussão de uma estratégia envolvendo alunos da 10ª classe em Angola. APEduC Revista, 5(2), 47-58. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.491